“A Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória” será o tema do bate-papo que o projeto Patrimônio na Roda vai realizar na próxima segunda-feira, a partir das 19h30, no Centro de Ação Cultural (CAC). O condutor do debate sobre a história da catedral será conduzido pelo arquiteto maringaense Aníbal Verri Junior. A ação é da Gerência de Patrimônio Histórico, da Secretaria de Cultura.
De acordo com os organizadores, essa será uma oportunidade para as pessoas conhecerem em detalhes a história de um dos principais pontos turísticos da Cidade. Para participar basta realizar a inscrição no site da Prefeitura de Maringá; as vagas são limitadas.
O convidado para o encontro, Aníbal Verri Junior, é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Estadual de Londrina (1993) e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001). Tem experiência na área de História da Arquitetura de Maringá, Arquitetura e Urbanismo, Projeto Arquitetônico, e é diretor da Verri & Galvão Arquitetos.
CATEDRAL
Monumento Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória é símbolo da Cidade pela arquitetura moderna e arrojada. Projetada pelo arquiteto José Augusto Belucci, a igreja foi construída entre 1959 e 1972. Tem capacidade para 3,5 mil pessoas, com altura de 114 metros, e os vitrais simbolizam os pontos cardeais, além dos 12 apóstolos; cuja autoria é de Lorenz Helmair.
No interior, a Catedral abriga trabalhos dos artistas Zanzal Matter e Conrado Mozzer. Uma escada com 466 degraus leva os visitantes a um mirante, onde encontrarão uma belíssima vista do município. Os alicerces da catedral começaram a ser edificados em 1959 e a construção em concreto com 5 mil metros cúbicos, ficou pronta para o aniversário de Maringá, em 10 de maio de 1972.
A primeira missa na catedral inacabada foi em 31 de dezembro de 1972, realizando-se a sua congregação no dia 3 de maio de 1981. O título de Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, foi concedido em 21 de janeiro de 1982. A antiga catedral, em madeira, foi desmontada e teve as tábuas destinadas à construção de casas populares.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.