Início Destaques do Dia Maringá registra quase 600 casos de covid em crianças

Maringá registra quase 600 casos de covid em crianças

Dados da Secretaria de Saúde, atualizados ontem, registram 596 crianças com Covid em Maringá. Este número corresponde a casos ativos em pessoas de 0 a 11 anos residentes na Cidade, que fizeram o teste e estão no momento com a doença. Três crianças estão internadas e cinco aguardam o resultado do exame em tratamento hospitalar.

Entre janeiro e o dia 15 de fevereiro foram contabilizados 1.384  casos de Covid em crianças, na faixa etária de 0 a 11 anos. Algumas delas contraíram o vírus antes da chegada da vacina infantil na Cidade e foram monitoradas pela Prefeitura.

Os números servem de alerta aos pais e responsáveis para a vacinação, disponível pela rede municipal de Saúde e recomendada pelo secretário da pasta, Marcelo Puzzi, médico cardiologista e pai de duas crianças já vacinadas.

“Temos mais de 50 mil crianças para serem vacinadas e até o momento tomaram a primeira dose da vacina 17.665 pessoas entre 5 e 11 anos. É um número razoável e que precisa crescer. Peço aos pais e responsáveis que levam suas crianças para vacinarem, garantindo segurança e protegendo contra esse vírus e essa variante ômicron que é de fácil contágio. A vacina não garante que não vamos contrair o vírus, mas garante uma forma mais leve da doença, que é fatal”, aconselha Puzzi.

DADOS GERAIS
Os números de pessoas com o vírus ativo e óbitos preocupam no Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde confirmou ontem (15) mais 14.330 casos de Covid-19 e 51 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números não representam necessariamente a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 2.205.516 casos e 41.606 óbitos em decorrência da enfermidade.

INTERNADOS 
No Paraná estão internados 162 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19, todos em leitos SUS (71 em UTI e 91 em leitos clínicos/enfermaria).
Há outros 1.219 pacientes internados, 475 em leitos UTI e 744 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Em Maringá a taxa de ocupação de leitos exclusivos para Covid do SUS está 100% em enfermarias e mais de 93% de ocupação em leitos de UTI adulto. Os hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde recebem pacientes da Cidade e de outras cidades da região.

Para contem o avanço da doença, a Prefeitura  e as forças de segurança estão realizando operações integradas focando em locais de aglomeração de pessoas.

O secretário de Saúde reforça a importância da vacinação, do uso de máscara e do álcool em gel e de se evitar locais com muita gente. “A conscientização das pessoas deve ser constante. A pandemia não acabou e precisamos garantir a segurança da população”, finaliza Puzzi.

Dayani Barbosa
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: