Das 48 vigas de sustentação previstas para os oito viadutos do Contorno Norte, 47 foram instaladas. Por conta disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) liberou o trânsito nas pistas. O tráfego de veículos estava impedido desde o dia cinco. Agora o alerta é para quem aproveitou os dias de interdição para caminhar ou pedalar pelo contorno; a via não poderá mais ser utilizada para esse fim, apenas para veículos automotores transitarem.
A empresa terceirizada que presta serviços de duplicação dos viadutos informou que uma das vigas, a do viaduto da Avenida Kakogawa, sofreu danos quando estava sendo içada. Sendo assim, será produzida uma nova estrutura para instalação em janeiro. Quando o serviço for realizado, a empresa garante que não haverá necessidade de novo fechamento do viaduto.
A etapa do trabalho foi concluída Nos outros pontos, Avenidas Mandacaru, São Judas Tadeu, Tuiuti, Guaiapó, Franklin Delano Roosevelt e Américo Belay (dois viadutos). A previsão de entrega finalizada é no segundo semestre de 2022. A Contersolo, vencedora da licitação, assinou a ordem de serviço no começo de abril. Se trata de um investimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de R$ 16,9 milhões.
Nos primeiros dias de obras, as mudanças provocaram congestionamento próximo a uma das entradas do viaduto, na BR-176, principalmente no período da manhã. Próximo à Avenida São Judas Tadeu, motoristas reclamaram que, mesmo vindo pela paralela, estavam demorando 15 minutos a mais para chegarem ao destino. Em um outro trecho, no Conjunto Grajaú, algumas pessoas reclamaram a falta de informação no local que também tem acesso interditado. Teve motorista que foi orientado por moradores de como seguir viagem já que não podiam usar o Contorno Norte.
“O fechamento se fez necessário, não tinha como fazer de outra forma e ainda assim garantir a segurança da população. Agradecemos aos motoristas pela paciência. Nos empenhamos para garantir uma sinalização que trouxesse segurança para todos que passassem pelo local”, disse o chefe da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF), Luiz Spaciari.
Lembrando que o Contorno Norte é uma rodovia federal com o trânsito de responsabilidade da PRF.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução