O projeto Ambulatório Pós Covid, realizado em parceria entre Universidade Estadual de Maringá (UEM), Uningá, Unicesumar e a Secretaria de Saúde, recebeu o Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR). A cerimônia foi na Delegacia da Receita Estadual e quem recebeu a honraria foi o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, acompanhado do Secretário de Saúde, Marcelo Puzzi. O tema da 9ª edição do prêmio foi “Assistência Social: Amparar e Capacitar para Crescer”.
O PGP-PR buscou iniciativas que inovaram na gestão pública e que melhoraram a qualidade de vida dos paranaenses. Das 170 iniciativas homologadas, de 75 municípios, 45 foram contempladas, reconhecendo 34 cidades. Os Troféus, Certificados de Reconhecimento e Menções Honrosas fazem parte de uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).
“É muito bom ser reconhecido pelo trabalho, principalmente quando o projeto beneficia a população. Parabenizo todos os servidores da saúde pelo compromisso no enfrentamento à pandemia. O ambulatório acelera o atendimento, uma vez que as pessoas com alta hospitalar Pós-Covid não entram no mesmo sistema de assistência aos pacientes com outras comorbidades. Atualmente, o ambulatório oferece serviços em 16 especialidades”, disse o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi.
Desde a criação, o Ambulatório Pós Covid já realizou mais de 500 atendimentos de pacientes que foram internados na enfermaria ou UTI dos hospitais do município e que ficaram com sequelas após a recuperação da doença. O ambulatório se tornou referência de atendimento de pacientes que foram internados e que ficaram com sequelas após a recuperação da doença. Os pacientes são inseridos na Central de Regulação e encaminhado para a clínica médica.
Dentre as especialidades oferecidas estão as áreas de pneumologia, nefrologia, psiquiatria, ortopedia, neurologia e cardiologia. Ou para equipe multiprofissional de fisioterapia, nutrição, enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, farmácia, odontologia, educador físico e assistente social. Caso o médico faça a avaliação e entenda que o paciente está recuperado e sem necessidade de acompanhamento, é dada alta.
O delegado substituto da Regional da Receita, Marcos Freitas, parabenizou todos os municípios vencedores das categorias do PGP. O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, e o vice-presidente Sindical, Carlos Aberto Stadler estiveram na solenidade. Foram 45 projetos premiados e o Troféu de Melhor do Ano foi concedido a iniciativa “De Informal a Empresário Legal”, realizado pelo município de Ponta Grossa. O tema deste ano foi “Assistência Social: Amparar e capacitar para crescer”, categoria conquistada pelo município de Nova Aurora pelo “1º Concurso Cultural de Desenho – 18 de Maio, Faça Bonito”. O projeto “Internet de Qualidade nas Comunidades Rurais”, executado pelo município de Mandirituba, foi reconhecido com o Troféu de Tecnologia e Inovação.
“Nós sabemos que existem muitos para criticar e para apontar aquilo que ainda precisa ser feito, mas o reconhecimento não vem. Então, é muito importante termos uma entidade reconhecendo o trabalho difícil que é realizado nas cidades. Quantos bons projetos nós temos aqui no Estado do Paraná. Como é importante esse reconhecimento, que ele sirva de incentivo aos gestores para que continuem o trabalho e que o Banco de Projetos sirva de exemplo para outras cidades”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução