Início Maringá Projeto Pet Lar Solidário precisa de voluntários

Projeto Pet Lar Solidário precisa de voluntários

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal realizou, na última semana, uma visita de acompanhamento aos voluntários do Pet Lar Solidário. Atualmente, cinco pessoas participam do projeto que oportuniza lares temporários aos animais resgatados e/ou vítimas de maus-tratos até que sejam adotados definitivamente. Para os voluntários, a Prefeitura de Maringá vai oferece suporte com vacina, ração, atendimento veterinário e vagas nas feiras de adoção. Pela grande demanda, novos participantes são necessários.

Quem entra no projeto não se arrepende, é o que garante Maria Marta, a primeira protetora independente a se tornar voluntária no Pet Lar. Ela acolhe temporariamente a cachorrinha Lara, de seis meses e que perdeu uma pata em um acidente. Para ela “as pessoas precisam entender a importância da guarda responsável. Eu batalho diariamente para encontrar lar para os bichinhos. O coração fica aquecido com um projeto desse”, afirmou.

Ozório Matsuda, Elizabeth Gralik e Claudia Barczyszyn, protetores individuais, também compartilham do mesmo sentimento. Eles acolhem gatos e cachorros resgatados. O secretário de Meio Ambiente, Marco Antônio de Azevedo, ressalta que no Bem-Estar Animal, os animais são cuidados com muita responsabilidade e se recuperam completamente, além de serem castrados e vacinados. Depois disso ficam aptos para serem adotados e voltar ao convívio humano, seja em um lar temporário ou definitivo.

“Podem participar se credenciando para receber um animal todos os cidadãos maringaenses que residam em Maringá, tenham apenas um animal sob tutela a cada 50 metros quadrados, possua renda familiar mínima de um salário mínimo e tenha veículo. No momento de se candidatar, o interessado deverá anexar os documentos: requerimento para credenciamento; cópia do RG e CPF ou CNH; fotos do local em que o animal ficará; e cópia do comprovante de residência. Os documentos são anexados de forma online no link disponível no site da Prefeitura”, explicou Azevedo.

Haverá uma avaliação por parte da Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal que, posteriormente, fará a seleção do bichinho que mais combina com o perfil do candidato.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: