Início Maringá Licitação para laboratório de vacinas na UEM sai em outubro

Licitação para laboratório de vacinas na UEM sai em outubro

A Universidade Estadual de Maringá é uma das seis instituições de ensino superior do Paraná ranqueadas pelo Emerging Economies University Rankings

A previsão é de que a licitação para montar um laboratório de vacinas na Universidade Estadual de Maringá (UEM) seja finalizada no começo de outubro. A instituição concorreu ao edital, do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, com o projeto para montagem de uma estrutura com a biossegurança necessária para produção de testagens. Será o primeiro laboratório do gênero no interior do Paraná; investimento de R$ 2 milhões.

A licitação para contratar empresa que fará a instalação do laboratório, de acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Luiz Fernando Cótica, já está em processo final. Explicou ainda que no local serão estudados vários aspectos que envolvem vírus, desde ciência básica sobre o comportamento até estudos de vacinas contra o novo coronavírus, a dengue, zica, entre outros. Também poderá ser utilizado pela iniciativa privada para testar produtos como sanitizantes, polímeros e outros itens que possam proteger contra vírus. Diversas ações de políticas públicas serão elaboradas e realizadas.

“O laboratório também será para produções de vacinas. Estudos iniciais desses imunizantes. Hoje não temos como testar na UEM a eficácia da vacina em um vírus, é preciso ir para Butantan, Fiocruz. Lá eles possuem um ambiente como este, até a Federal do Paraná tem trabalhado no desenvolvimento de vacina por ter laboratório especial para o estudo”, contou Cótica.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: