Início Notícias Gerais Secretários de Educação tiram dúvidas sobre retomada das aulas presenciais

Secretários de Educação tiram dúvidas sobre retomada das aulas presenciais

Mais escolas voltam às aulas presenciais no Paraná - Curitiba, 24/05/2021 - Foto: SEED

A reunião extraordinária da Câmara Técnica da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) foi realizada com o objetivo de tirar dúvidas sobre o plano para retomada das aulas presenciais. Secretários de Educação participaram do encontro que teve apresentação da doutora Maria Paula Jacobucci Botelho, presidente da Comissão de Biossegurança da Secretaria da Saúde de Maringá. O cenário epidemiológico é favorável no momento, mas os cuidados precisam ser mantidos.

A doutora apresentou uma série de estudos relacionados ao contágio, efeitos da infecção, prevenção contra o novo coronavírus e a eficácia das vacinas aplicadas na população. Reforçou que o uso da máscara facial continuará sendo uma necessidade durante algum tempo por todas as pessoas, inclusive criança. Por mais que elas se infectem menos, podem transmitir o novo coronavírus para adultos e idosos.

“O ambiente escolar deve estar preparado para receber e acolher bem os alunos. Os professores não podem abraçar as crianças, mas devem demonstrar outros gestos de afeto. Os parquinhos podem ser usados e as brincadeiras estão liberadas, desde que se respeite o distanciamento de um metro entre uma pessoa e outra, observe o uso da máscara facial e se oriente que, após as atividades, as mãos sejam lavadas com água e sabão ou faça uso do álcool em gel”, disse Maria Paula.

Ainda durante o encontro, que foi realizado por videoconferência, a presidente da Comissão de Biossegurança orientou os secretários sobre contaminação. Baseada em pesquisas realizadas e publicadas pelos renomados centros de estudos científicos, informou que com todos os cuidados a chance de transmissão do vírus, no ambiente escolar, é próxima de zero. Todavia, no convívio com as crianças pequenas, que frequentam os centros de Educação Infantil, os professores e servidores precisam estar, obrigatoriamente, utilizando máscara facial e protetor de acrílico ou óculos de proteção. Destacou que “as crianças menores não usam máscara, choram, espirram, tendem a tocar mais, veem com a mão. Por isso, é preciso redobrar os cuidados dos adultos.”

“A realização de um encontro extraordinário foi definida na reunião mensal do Colegiado. Uma solicitação dos gestores da área para esclarecer dúvidas sobre o Plano de Contingência para a retomada das atividades com os alunos nas escolas. A doutora Maria Paula participou do nosso encontro mensal, mas, por causa da complexidade e dos questionamentos sobre o teor do Plano de Contingência, fizemos o convite para que ela voltasse para uma nova sessão de tira-dúvidas”, esclareceu a secretária Municipal de Educação de Maringá, Tânia Regina Periotto.

O Plano de Contingência é um documento dinâmico e elaborado para apresentar as referências e procedimentos para proporcionar a segurança dos servidores e, principalmente, das crianças. Dessa forma se faz necessária uma avaliação periódica. Essa reunião contou com o apoio do Programa de Cooperação Educacional da Macrorregião Noroeste do Paraná, desenvolvido pela Prefeitura.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: