Início Maringá Campanha ‘Todos por Um’ estimula doação de sangue ao Hemocentro

Campanha ‘Todos por Um’ estimula doação de sangue ao Hemocentro

Entidades estudantis da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o apoio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), promovem até dia seis de setembro a campanha ‘Todos por Um’. Os cursos de graduação da área da Saúde é que estão à frente da iniciativa que tem como objetivo promover e estimular a doação de sangue por parte dos alunos e da sociedade em geral. Essa foi a forma encontrada para legitimar o trote solidário, não só aos calouros, mas também aos veteranos.

“A ideia da campanha surgiu da necessidade, cada vez maior, de integração e aproximação entre os cursos da saúde da UEM. Diante da necessidade local de repor os estoques de sangue, somado ao cumprimento do papel social de estudantes, nós convidamos as entidades representativas estudantis para somar forças em uma iniciativa conjunta e unificada. Também apresentamos a campanha na última reunião de conselho interdepartamental do CCS, em que obtivemos anuência e apoio dos coordenadores de curso e chefes de departamento presentes”, explicou Matheus Beltrame, diretor científico do Centro Acadêmico de Medicina de Maringá (Camem).

Tradicionalmente, com a chegada do inverno os estoques de sangue do Hemocentro tendem a cair; agora, com o prolongamento da pandemia de Covid-19, a situação ficou ainda pior, com estoques drasticamente reduzidos; tudo isso afeta a produção de suprimentos sanguíneos aos servidores da Saúde de Maringá e região. A orientação passada aos alunos participantes é que convidem amigos e familiares para doar sangue. Uma competição saudável e que vai garantir elementos importantes para inúmeras pessoas.

“Para incentivarmos os centros acadêmicos estaremos oferecendo um troféu/placa ao curso que conseguir o maior número de doadores, é uma campanha em prol da vida e como universidade pública é fundamental propagarmos o bem comum e tão necessário como o suprimento de sangue e hemoderivados”, informou o diretor do CCS, Miguel Machinski Junior,

SERVIÇO
Os estudantes interessados precisam ir até o Hemocentro, na Avenida Mandacaru nº 1.600, entre sete e 18h30 (segunda a sexta-feira) e das sete às 12h30 (sábados); ou agendar horário de atendimento pelo sistema on-line no site do Hospital Universitário Regional de Maringá (HU). Importante dizer, na hora da doação, que deseja contribuir com a campanha ‘Todos por Um’. Uma foto que comprove o voluntariado deverá ser encaminhada para os organizadores que vão fazer a contabilização das doações e verificar o curso vencedor da competição.

Todas as pessoas, estudantes ou não, independente do curso podem participar da ação. Para se tornar um doador de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade; apresentar um documento de identificação com foto; e ter mais de 50 quilos. Os jovens entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo responsável no momento. Outras informações podem ser obtidas pelos números (44) 3011-9400 e 3011-9151.

A organização é feita pelos centros acadêmicos, atléticas, programas de educação tutorial (PET) e outros projetos dos cursos de Medicina, Odontologia, Biomedicina, Farmácia, Educação Física e Enfermagem.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: