Início Maringá Vigas dos viadutos do Contorno Norte são concretadas

Vigas dos viadutos do Contorno Norte são concretadas

A partir desta sexta-feira, a Secretaria de Obras Públicas de Maringá inicia o processo de concretagem de mais uma viga dos viadutos do Contorno Norte. O serviço será realizado no pátio da Contersolo, empresa vencedora da licitação da obra; até o momento já foram concretadas 23 vigas com injeção do material nas formas metálicas, ao todo são 48 estruturas de 1,70 metros de altura e 40 metros de comprimento, pesando 60 toneladas depois de pronta com concreto e ferro.

A Prefeitura informou que o trabalho de campo está na fase de fundação dos viadutos entre as avenidas Franklin Delano Roosevelt e Guiapó. Nesta etapa é feita a perfuração do solo até atingir a camada de rocha. Posteriormente é inserida a ferragem armada com argamassa formando a estaca de sustentabilidade ao viaduto. Serão oito estacas em cada lado do viaduto, ou seja, 16 no total.

O processo de fabricação das 48 vigas, a produção dos pré-moldados e a realização da fundação levará em torno de seis meses. O município informa que todo andamento está cumprindo o cronograma estipulado. No projeto é especificado que cada fundação é feita individualmente, somente depois de concluída passa-se para o outro. O começo da montagem dos viadutos deve ser entre novembro e dezembro desse ano.

A ordem de serviço contempla a construção de oito viadutos, um investimento de R$ 16,9 milhões do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). As estruturas serão nas avenidas Mandacaru, São Judas Tadeu, Kakogawa, Tuiuti, Guaiapó, Franklin Delano Roosevelt e na Américo Bellay (dois viadutos). A finalização será no segundo semestre de 2022 de acordo com a Prefeitura.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: