A primeira fase da vacinação de pessoas com comorbidades em Maringá começou ontem imunizando, com a primeira dose, pessoas com doença renal crônica em diálise, com deficiência permanente grave, que possuem Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de pessoas com síndrome de down, gestantes e pacientes SUS com hipertensão e diabetes. Porém, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Puzzi, informou que na terça-feira inicia a vacinação do público com todas as comorbidades.
Segundo o secretário, na fase seguinte deste grupo entram todas as comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde. O Plano Nacional de Imunização inclui pessoas com comorbidades no novo grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. Quando o grupo for liberado para vacinação, o processo vai acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que já aplicam doses contra o coronavírus. Somente o Restaurante Universitário (RU), que se tornou ponto de vacinas, não vai atender.
O contato com pacientes SUS será feito pelos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), além do direcionamento da unidade para receber a dose. De acordo com o comunicado divulgado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura, os pacientes com comorbidade deverão apresentar documento oficial com foto e uma declaração comprobatória, assinada e certificada por um médico e que ficará retida na UBS no momento da vacinação. As declarações poderão ser retiradas na rede privada, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Conselho Regional de Medicina (CRM) Paraná e no site Prefeitura através de um link.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução