Início Destaques do Dia Ações e palestras marcam campanha Maio Amarelo em Maringá

Ações e palestras marcam campanha Maio Amarelo em Maringá

Quem passou pela Avenida Brasil, bem em frente a praça Raposo Tavares, teve uma surpresa na manhã de ontem. Um carro capotado, totalmente destruído e uma motocicleta interditavam uma das vias. Mas não se tratava de acidente e sim uma ação da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) para chamar atenção sobre a segurança no trânsito; é a campanha Maio Amarelo que começou na Cidade.

Até o dia 31 de maio haverá diversas ações orientativas em pontos diferentes do município com o objetivo de levar informações aos ciclistas, pedestres, motoristas e motociclistas. As avenidas Horácio Racanello, Carmem Miranda, Mandacaru, Gastão Vidigal, Pedro Taques e Cerro Azul são algumas que receberam a campanha. Intenção é que as iniciativas gerem efeitos na prática, reduzindo mortes por acidentes de trânsito, principalmente de motociclistas e ciclistas.

“Somente em 2020 foram registradas 44 vítimas fatais em acidentes de trânsito. Esse ano, até o momento, foram registradas seis vítimas fatais. O foco das ações são o respeito e a responsabilidade no trânsito. A ideia é que cada um pense no outro. Esperamos trazer mais consciência e harmonia para o transitar de todos, com respeito e responsabilidade, praticando os preceitos de uma sociedade educada e empática”, afirmou o gerente de Educação de Trânsito da Semob, Rafael Martins.

Ele ainda confirma que a principal causa dos acidentes é a imprudência. Entre os fatores para os acidentes fatais, por parte dos condutores, estão a velocidade dos veículos e a conversão e cruzamento de vias sem respeitar a preferência.

De acordo com a direção da campanha nacional do Movimento Maio Amarelo, a proposta surgiu para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O mês se tornou referência para a as atividades de conscientização após a Organização das Nações Unidas (ONU) decretar o período 2011/2020 como a Década de Ações pela Segurança no Trânsito. A iniciativa foi em maio de 2011.

PALESTRAS

Além disso, a Semob ofertará palestras de Direção Defensiva e Curso sobre Alterações do CTB. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3221-8516 ou via e-mail: semob_educ_transito@maringa.pr.gov.br. Outras informações, como cronograma de atividades, estão disponíveis no site da Prefeitura de Maringá.

Victor Cardoso
Foto – ACP

COMPARTILHE: