Início Maringá Maringá precisa de 9 mil doses para vacinar profissionais da Saúde

Maringá precisa de 9 mil doses para vacinar profissionais da Saúde

As Regionais de Saúde de todo o Paraná receberam um pedido de avaliação do quantitativo de profissionais da saúde que faltam ser vacinados. O documento foi elaborado a pedido do Ministério da Saúde e encaminhado pela diretora da Divisão de Atenção e Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Goretti Lopes. Ao preencher a avaliação, Maringá solicitou mais 9 mil doses para finalizar a vacinação do grupo prioritário.

Quem fez a solicitação foi o diretor da 15ª Regional de Saúde (RS), Ederlei Alkamim, que esteve em reunião com Maria Goretti. O levantamento foi realizado junto com a Secretaria Municipal de Saúde e conselhos da área. O Plano Municipal de Vacinação aponta que são em torno de 17 mil trabalhadores da saúde, ou seja, necessárias 34 mil doses de imunizantes.

Anteriormente, o Ministério da Saúde estimou 15.141 profissionais, mas houve acréscimo de estudantes de medicina que passaram a integrar a rede suplementar de hospitais SUS no atendimento a pacientes com Covid-19.

No documento, Alkamin destacou que Maringá se tornou sede de região e macrorregião. Muitos médicos, enfermeiros e outros profissionais vão para outras localidades com frequência. Isso não está sendo diferente na pandemia.

GERAL

Ontem, a campanha de vacinação contra a covid-19 foi apenas para imunização da 2ª dose. A Secretaria de Saúde espera a chegada de novo lote que deve ser enviado pela Sesa. Somente com o reabastecimento a aplicação da 1ª dose poderá ser retomada e continuar a vacinação em idosos a partir de 63 anos.

O secretário da pasta, Marcelo Puzzi, lembrou que é necessário conferir o cartão de vacinação para saber se está na hora de receber o reforço. Somente essas pessoas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que esteja fazendo o serviço. O documento com foto é obrigatório.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: