Os capacetes de oxigenação desenvolvidos por professores do curso de Física e pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) já foram utilizados por 120 pacientes. Deste total, 60% não precisaram de intubação. O custo para produzir 100 capacetes foi de R$ 6,5 mil, abaixo do mercado. Acompanhando a importância dos equipamentos, municípios estão procurando adquirir os capacetes.
Nove equipamentos já foram repassados para outras cidades do noroeste do Paraná. É feito um cadastro e os responsáveis realizam a retirada posteriormente em Maringá. Todo trabalho tem orientação do professor do departamento de Medicina Edson Arpini.
“Os capacetes têm demonstrado excelentes resultados no enfrentamento da Covid-19. Pacientes com quadros de insuficiência respiratória de média gravidade, com saturação de oxigênio em torno de 70%, obtiveram sensível melhora clínica e da saturação periférica, com aumento de até 92% de saturação”, explicou Arpini.
CAMPANHA
A Associação dos Amigos do Hospital Universitário de Maringá (HUM) iniciou uma campanha para aumentar a produção de capacetes de oxigênio. A doação pode ser em dinheiro ou equipamentos, de acordo com Douglas Alberto dos Santos, advogado da associação. Cerca de 100 unidades foram produzidas pelo custo de R$ 6,5 mil; preço abaixo do praticado em mercado.
São duas contas disponíveis para as doações em espécie: Banco Cooperativo Sicredi S.A., (Sicredi, 748), Cooperativa 718, C/c: 40122-1; ou Caixa Econômica Federal (104), Operação 013, Agência 3177, Conta 00001057-3. Mais informações no site site aahum.com.br.
“Nossa parte é justamente fazer esse apelo, mostrar a importância da comunidade como um todo. De pouquinho em pouquinho teremos condições de produzir algo concreto para beneficiar a população. Não necessariamente as doações precisam ser em dinheiro, mas também em máscaras, equipamentos, tudo que vier a contribuir com os tratamentos é bem-vindo”, explicou Santos.
AAHU
A Associação Amigos do Hospital Universitário Regional de Maringá (AAHU) foi fundada em janeiro de 2000 com o objetivo de angariar recursos para apoiar, melhorar e garantir a qualidade dos serviços prestados, por meio da humanização dos ambientes e atendimentos, dando dignidade aos usuários do Hospital Universitário.
Desde sua fundação, nove gestões passaram pela AAHU com contribuição para a consolidação da mesma e cumprimento da sua finalidade, empenhando-se em angariar recursos, que foram revertidos para o HU por meio da aquisição de equipamentos, contratação de projetos arquitetônicos, melhorias das instalações físicas e outras atividades.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução