O secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, anunciou que na próxima semana o município voltará a oferecer testes RT-PCR de laboratórios locais na saúde pública. O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) havia proibido que o município contratasse laboratórios particulares, mas a autorização foi concedida recentemente; uma vez que o Ministério Público não fez orientação impedindo a autonomia
Quando ao número de testes adquiridos, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) se baseia nos testes realizados pela população diretamente nos laboratórios particulares. Maringá já chegou a registrar 1 mil testes, considerando SUS e rede privada.
“O ‘PCRs’ são realizados em pacientes com sintomas leves, tem todo um protocolo, eles são orientados e acompanhados. Os dados epidemiológicos da Prefeitura consideram tantos os exames particulares, quanto de plano de saúde, como aqueles realizados aqui na nossa Cidade e enviados para o Lacen, que gira em torno de 500 a 700 exames por dia”, disse Puzzi em entrevista para a rádio CBN Maringá.
O secretário disse que a aquisição vai agilizar a divulgação dos resultados dos exames. Atualmente, o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) demora em torno de 10 dias para apresentar o diagnóstico. No momento da pandemia, as respostas precisam ser mais imediatas possíveis para que sejam traçadas estratégias de combate a Covid-19. O prefeito está acompanhando as negociações e autorizou a compra.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução