Para conter o avanço do coronavírus, a Prefeitura de Maringá publicou ontem, dia 17 de fevereiro, um novo decreto n°504/2021 com medidas mais severas e punições devido ao aumento no número de casos na cidade e a super lotação nos hospitais.
Desde de ontem está proibida a utilização de churrasqueiras e salão de festas dos condomínios residenciais, clubes sociais e associações recreativas. Também continua proibida a realização de eventos, festas, celebrações, churrascos com mais de 25 pessoas, exceto crianças até 12 anos. A cessão, aluguel e o uso de chácara de lazer ou espaço de eventos para festas ou eventos de qualquer natureza está permitio para apenas 25 pessoas.
A fiscalização será intensificada para fazer valer o toque de recolher, que continua em vigos das 23 às 5 horas. A multa pelo descumprimento do toque de recolher será de R$ 200,00, além do infrator responder criminalmente.
Casamentos agendados até 27 de novembro de 2020 podem acontecer com até 150 pessoas. A infração ao decreto acarretará na responsabilização civil, administrativa e penal, e aplicação de penalidades
PARCERIA COM SHOPPINGS
Os shoppings de Maringá se comprometeram a reforçar o trabalho de prevenção ao coronavírus em Maringá. O compromisso com a Prefeitura foi firmado durante uja reunião online que contou com superintendentes de cinco centros comerciais maringaenses.
O secretário de Governo, Hércules Maia, alertou que a maior preocupação em relação aos shoppings, está nas praças de alimentação, onde há maior fluxo de pessoas e falta de cuidado na prevenção.
Foram abordados assuntos como controle de fluxo de pessoas na praça de alimentação, orientações aos lojistas, instalação de material gráfico orientativo nos corredores e paredes dos shoppings, entre outras medidas visando reduzir riscos de contaminação.
Secretário da Siacom, Marcos Cordiolli, reforça o intuito da reunião: “Pedimos os esforços para redobrarmos as medidas de segurança nos locais. São inúmeros descuidos que promovem a contaminação pelo coronavírus. Os trabalhadores dos shoppings e galerias podem nos ajudar dando orientação para quem não está praticando hábitos seguros. É fundamental esse apoio para avançarmos com segurança”.
Dayani Barbosa
Foto – Reprodução