Início Destaques do Dia Rede municipal está preparada para retorno das aulas

Rede municipal está preparada para retorno das aulas

Creches e escolas municipais estão prontas para a volta às aulas; retorno está mantido para o dia 18

A secretária de Educação de Maringá, Tania Corredato Periotto, reforçou o preparo da rede municipal de ensino para a retomada das atividades no próximo dia 18. Tudo está pronto e o Plano de Contingência de volta às aulas foi apresentado para os vereadores essa semana. Porém, com o anúncio do Governo do Estado em adiar o retorno das aulas para o dia 1º de março pode haver mudança também por parte da Prefeitura para seguir as escolas estaduais. Ontem o prefeito Ulisses Maia esteve em Curitiba e entre a pauta da viagem está a reabertura dos estabelecimentos de ensino.

De acordo com a secretária houve a formação de 5.178 servidores, realizada por meio de live com orientações sobre uso dos EPIs, cuidados, evolução da covid-19 e formas de contágio. “As orientações técnicas  foram conduzidas por especialistas da saúde e da educação”, frisou.

Tânia Periotto ressaltou que as escolas estão convidando os pais para explicar como será o retorno das aulas. Eles não são obrigados a levar os filhos para aulas presenciais. Existe a possibilidade do estudo a distância.

Quando optam pelas aulas presenciais, os pais têm que assinar um Termo de Responsabilidade em que se comprometem a informar, ao longo do período letivo, se o filho tem sintomas da Covid-19, como febre e tosse; a enviar a criança com máscara limpa; que respeitarão os horários de chegada e saída, entre outras. As crianças receberão duas máscaras para ter sempre uma a mais em caso de necessidade e revezamento das mesmas. 

À exceção dos cuidados com a pandemia, as atividades diárias serão normais, com permanência dos alunos durante quatro horas nas escolas e CMEIs. Nos CMEIS, o horário para recepção dos alunos será das 7 às 8 horas, com escalonamento organizado pela instituição para evitar aglomeração. A saída também será escalonada e organizada pelos próprios centros.

Com relação às escolas, o horário de entrada é 7h30 com saída às 11h30 de manhã e das 13 às 17 no período da tarde. Tanto nas escolas quanto nos CMEIS, as refeições como café da manhã e da tarde e almoço serão servidas de forma escalonada para evitar aglomeração nos refeitórios.

Uma regra que também continuará a ser praticada é o comunicado ao Conselho Tutelar de Maringá no caso de esquecimentos recorrentes de filhos na escola. Esta prática é obrigatória, já que cabe ao conselho verificar a razão dos esquecimentos e realizar ações para normalizar a situação.

Dayani Barbosa
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: