Morreu no início da madrugada de hoje um dos maiores nomes do esporte maringaense, o empresário Sergio Paulo Abujanra (foto), 80. Proprietário da famosa Galeria dos Esportes, foi como jogador de basquete que se destacou na juventude e até recentemente, realizando torneio entre veteranos. Segundo informações divulgadas por amigos, foi mais uma vítima da covid-19. Não haverá velório e a cremação está marcada para as 9h.
Homenagem realizada ano passado pela Federação Paranaense de Basquete contou que ele nasceu em Ourinhos (SP), em 3 de junho de 1940, e iniciou sua carreira no Colégio Estadual de Bandeirantes, com o professor Milton de Campos, várias vezes campeão colegial. Destacou-se logo nos primeiros anos, em jogos escolares regionais e estaduais. Com 16 anos já integrava a equipe adulta da cidade.
“Nesta época, por ser um jogador insinuante e hábil foi convidado para jogar por equipes paulistas, mas seu pai não concordou com a ideia, pois queria Serginho focado em sua formação profissional. Então com a intenção de estudar, o nosso querido Serginho, vai a Curitiba, passa no vestibular e após três anos se forma em odontologia. Logo após, em 1964, parte para Maringá, onde se estabelece. Lá retoma o basquete e neste mesmo ano sagrou-se campeão dos Jogos Abertos do Paraná, em Jacarezinho. Casou-se em 1967, com Tamar Baruji Abujanra, também basqueteira e teve 4 filhos, os quais jogam ou jogaram basquete. Defendeu o Paraná em várias competições nacionais. Jogadores do interior raramente eram convocados, pois além da distância, o intercâmbio era pequeno. Como jogador, durante 15 anos, na categoria Adulto, inicialmente no Maringá Clube e depois formou uma bela equipe no Clube Olímpico, onde foi jogador, técnico e diretor de Esportes, participando de vários campeonatos pelo Brasil. Serginho foi também Secretário de Esportes do Município de Maringá, durante a gestão de Sílvio Barros Hoje, em Maringá, temos o “Torneio do Serginho” de Basquetebol Master com equipes do Paraguai e Argentina e que atualmente se encontra na 14ª edição. É uma alegria ver os ex-basqueteiros reunidos neste torneio Master. Esta foi uma pequena homenagem para a grande história que o Serginho tem dentro do basquete paranaense”.
(Fotos: Museu Esportivo de Maringá/rede social)
Blog do Rigon
Foto – Reprodução