
O Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lança, nesta quarta-feira, o projeto ‘Palhaçaria na conscientização sobre os riscos do cigarro eletrônico’. O evento será no Auditório do Senac, às 14h, com uma performance para os aprendizes da instituição, a mesma que será apresentada aos estudantes.
Com patrocínio da Itaipu Binacional, durante um ano serão realizadas ações nas escolas públicas, integrando a campanha global de 2025 da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem como tema ‘Desmascarando a indústria do tabaco: expondo as táticas das empresas para tornar os produtos de tabaco e nicotina mais atraentes’.
Para o coordenador do MUDI e idealizador do projeto, professor da UEM Celso Ivam Conegero, “queremos chamar a atenção para o crescimento da divulgação dos cigarros eletrônicos e outros produtos à base de nicotina, muitas vezes, vistos como menos nocivos à saúde”.
DIA MUNDIAL SEM TABACO
31 de maio marca a luta mundial para enfrentar a indústria do tabaco ao propor medidas para proibir aromatizantes e aditivos que aumentem a atratividade destes produtos e a proibição total da publicidade, promoção e patrocínio do tabaco também em plataformas digitais. Além de políticas públicas, a data lembra a necessidade de regulamentação do design dos produtos e das suas embalagens para torná-los menos atrativos.
Neste contexto, o lançamento formaliza um trabalho continuado para a formação de um grupo de palhaços que dará continuidade a esse projeto durante um ano.
Assessoria de Comunicação
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