
A Secretaria de Educação de Maringá está realizando um levantamento para avaliar a demanda por ampliação do horário de atendimento nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A proposta é estender o funcionamento das unidades até às 19h, com foco em atender pais, mães ou responsáveis legais que trabalham em regime CLT, com jornada integral, e que comprovem a impossibilidade de buscar a criança até o horário atual de encerramento, às 18h.
Para identificar a real necessidade da medida, a Secretaria disponibilizou um formulário online com a seguinte pergunta: “Você necessita que o CMEI atenda até às 19h, pois não consegue buscar a criança até às 18h, mediante comprovação de trabalho conforme descrito acima?” As respostas possíveis são: “Sim, preciso e tenho comprovação” ou “Não preciso”.
O formulário pode ser acessado pelas famílias diretamente pelas direções dos CMEIs, sendo destinado aos pais ou responsáveis legais e a Prefeitura reforça que é apenas uma pesquisa para entender a real demanda.
De acordo com uma funcionária de um CMEI, o levantamento também traz outros dilemas. “Caso o horário seja estendido, terá funcionários suficientes para isso? Como seria organizado? Haveria a necessidade de contratação ou horas extras? É uma situação muito delicada e que deve ser estudada com muita cautela”.
Da Redação
Foto – Reprodução