
Com uma nota final de 8,78 em uma escala de 0 a 10, Maringá (PR) conquistou o 5º lugar no ranking das 50 cidades brasileiras mais felizes em 2025, segundo a Revista Bula. O estudo, inspirado no World Happiness Report da Organização das Nações Unidas (ONU) e adaptado à realidade nacional, destaca o município paranaense como um dos melhores lugares do país para se viver.
A Cidade está atrás de Joinville, que recebeu nota final de 8,91, São José dos Campos (8,85), Curitiba (8,84) e Gavião Peixoto (8,78). A classificação é resultado de uma metodologia analítica que combina dados objetivos, como expectativa de vida, segurança, educação e mobilidade, com variáveis subjetivas, como apoio social, liberdade de escolhas e confiança nas instituições.
A pesquisa utilizou fontes como o IBGE, Atlas Brasil, Ministério da Saúde, Fórum Brasileiro de Segurança Pública e a Consulta de Bem-Estar Municipal (CBEM), entre outros.
Para tornar a análise ainda mais abrangente, o estudo também incorporou indicadores complementares de diversas plataformas e instituições, como o Índice de Progresso Social Brasil (IPS), o Ranking de Competitividade dos Municípios, o Connected Smart Cities e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Foram avaliados critérios como qualidade da saúde pública (incluindo cobertura de atenção básica e número de leitos hospitalares por habitante), desempenho educacional (IDEB e taxa de alfabetização), segurança (índice de homicídios), sustentabilidade ambiental (saneamento, coleta seletiva e presença de áreas verdes), além de mobilidade urbana, participação cívica e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
Cada cidade foi avaliada em 12 dimensões, recebendo notas de 1 a 10, com pesos equilibrados para não privilegiar apenas os aspectos econômicos. A pontuação final foi calculada a partir da média ponderada dos desempenhos e os municípios que alcançaram as melhores posições foram justamente aqueles que conseguiram aliar longevidade, acesso à cultura, qualidade ambiental, planejamento urbano eficiente e altos níveis de confiança institucional.
Para Victoria Piraí Oliveira, maringaense, o resultado é um reflexo das políticas públicas do município. “Acho que as pessoas são felizes por causa da segurança, dos lugares bonitos, das atrações, etc. Embora ainda há muito o que se fazer e melhorar dentro da cidade, nem tudo é bom”
Da Redação
Foto – Reprodução