Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

TRILHOS DA IGNORÂNCIA

A malha ferroviária em que Maringá está inserida não transporta pessoas e isso é imperdoável. Milhares de pessoas se locomovem diariamente entre os municípios pelos quais ela passa, enchendo rodovias, causando poluição, mortes, acidentes, prejuízos e gastos que poderiam ser evitados.

VISÃO

Um grande trecho de trilhos – 87km entre Maringá e Cianorte – ao longo de uma rodovia “matadora” é alvo de um projeto turístico denominado “Trilha nos Trilhos” que pode conectar locomotiva com vagões de passageiros ligando Maringá, Paiçandu, Dr. Camargo, Jussara e Cianorte.

ABRIR OS OLHOS

É possível que o projeto do deputado estadual Goura seja impedido e os trilhos continuem sem uso por estes motivos: despertar o prazer de viajar de trem, a utilidade e o baixo custo desse meio de transporte. Isso poderá voltar os olhos também sobre maior utilização dos trens, principalmente entre Maringá e Londrina.

PROMESSAS

Nós, mais vividos, ouvimos várias vezes promessas sobre a volta do Trem Pé-Vermelho, meras bandeiras pré-eleitorais. As cidades desse trecho, e o governo estadual, como se diria, têm a faca e o queijo na mão. Poderiam fazer um metrô de superfície metropolitano.

PREVISÃO

É de se lembrar que quando prefeito, Ricardo Barros fez questão de fazer um túnel ferroviário largo, com espaços laterais à linha para implantar trilhos para mais dois trens. E já apregoava isso como semente de metrô ou implantação de VLT – Veículo Leve sobre Trilhos.

TREM DISTANTE

Trens que transportem passageiros em nossa região parecem tão distantes quanto Marte. Mexer com o governo federal que terceiriza e já deixou sucatear as linhas férreas é difícil, um trem complicado. Mas, por outro lado, os chineses vêm aí. Estão investindo pesado em trilhos para transportar produtos que eles mesmos comprarão.

VALORIZOU

A Copel tem um novo dono e não é o governo do Paraná. Semana passada, o investidor Victor Adler, um dos proprietários da Eternit, da Oi e da Unipar, comprou 560.600 ações por R$ 7 bilhões. O dobro do valor da privatização em agosto de 2023 quando foi vendida por R$ 3,1 bilhões.

CONSEQUÊNCIAS

Das preocupações a respeito, a primeira é se a empresa manterá o nível de qualidade dos serviços que presta. A segunda é se os preços desses serviços serão mantidos dentro de um nível justo e confortável para os consumidores.

QUEDAS

A propósito, aumentam a cada dia as reclamações de maringaenses com relação às quedas no fornecimento de energia. Se tornaram comuns, principalmente na área da Vila Operária. Um grande problema para quem mora em prédio e os elevadores param.

ANÔNIMA

De Mandaguari, denúncia anônima que deve ser investigada pela prefeitura. É sobre uma residência na Rua Zacarias Vasconcelos onde já foi determinada a retirada de mais de 50 pneus ao relento, sob goteiras, criadouros do mosquito da dengue. Eles “voltaram” e a vizinhança reclama.

CASO DA VEREADORA

Na legislatura passada já ficou mal resolvida a denúncia contra a vereadora Cris Lauer. Condenada porque teria empregado advogado em seu gabinete para defendê-la em causas particulares.

INEXPLICÁVEL

No final do ano, o presidente Mário Hossokawa recuou de decidir sobre a matéria. Foi inexplicável, até por que a vereadora, segundo previsões, seria inocentada pelo plenário e se colocaria definitivamente uma pedra sobre o assunto.

DE VOLTA

E o advogado Kim Rafael é um dos que não “engoliram” o mal resolvido e insiste que o impasse seja resolvido. A atual presidente Majô Baptistoni pediu parecer da Procuradoria Jurídica da Casa, mas o resultado não foi aceito.

CONVOCAÇÃO

O advogado Kim obteve do juiz Márcio Augusto Matias Perroni, da 1ª Vara da Fazenda Pública, medida liminar determinando à presidente da Câmara que o Legislativo se debruce e tome decisão sobre o tema perda de mandato da vereadora mais bem votada.

CEM & SEM

Parece que os CEM dias da atual gestão municipal não foram suficientes para mostrar ações. Multiplicam-se os cochichos de que a casa está SEM comando e que mudanças precisam ser feitas SEM demora.

AVISO

Tanto que foi externada ontem na Câmara uma prova da evidência desse descontentamento. O vereador William Gentil, um dos fiéis da base do prefeito e do PP, ao usar a tribuna fez um duro desabafo. Afirmou que tem gente na administração com cargo que não quer trabalhar “Prefeito estão fazendo o senhor de palhaço “.

COMPARTILHE: