
SUCESSÃO
Faltando mais de um ano para a eleição, de repente começam a pipocar nomes para a sucessão de Ratinho Junior. Duas inesperadas novidades, nomes com chances reais, estão ligadas ao PP, segundo maior partido do Paraná.
TRAINDO
A primeira novidade é o ex-prefeito de Londrina Marcelo Belinati, durante muito tempo apoiado por Ricardo Barros, cacique do PP. Ele desembarca do Progressistas e vai para o PSB – partido do vice-presidente Alkmin – que deverá lançá-lo para governador.
DE VOLTA
Para compensar o PP indica Cida Borghetti, liderança feminina forte e consistente, ex-deputada estadual e federal, também a primeira e única mulher a governar o Paraná.
OUTROS
Fora esses dois nomes, outros que estão nas plataformas de lançamento: Alexandre Curi (PSD), Darci Piana (PSD), Sérgio Moro (UB), Rafael Greca (PSD), Enio Verri (PT), Jorge Bernardi (Rede), Renato Adur (MDB), Joni Correa (DC) e Guto Silva (PSD).
ESTACIONAMENTOS
Apesar do grande número de veículos nas vias de Maringá, o sistema de controle de estacionamento EstaR não dá lucro para a prefeitura. Ao contrário, todo mês o cofre público paga uma parte das despesas.
MAIS
Segundo o prefeito há necessidade de aumentar as áreas do EstaR. E isso não é demanda da prefeitura; é dos comerciantes estabelecidos próximos das áreas regulamentadas.
PARADA
Nesses limites milhares de carros ficam estacionados durante todo o dia. A falta de rotatividade gera ausência de vagas. O comércio é prejudicado porque os clientes não encontram vagas e consequentemente deixam de comprar.
ADITA
O presidente Jair Benalia, da Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária Pecuária – ADITA – está convocando associados para assembleia no dia 24, às 14 horas.
PAUTA
Com realização através de vídeo, virtual, os associados discutirão o reajuste da joia para admissão à associação. Também serão abordados outros assuntos de interesse geral.
CONTRA
Nas redes sociais, o senador Sérgio Moro (UB) desceu o porrete no novo Código Eleitoral. Razão: querem aumentar o prazo de inelegibilidade de policiais e juízes ao deixarem os cargos.
BANDITISMO
Segundo Moro, isso acaba facilitando a vida de criminosos condenados após cumprirem as penas, franqueando facilidades para entrarem na política. E isso já está ocorrendo através da organização dos “partidos” PCC e outros.
PM
O governador Ratinho Júnior está promovendo uma medida real de combate à criminalidade: abriu inscrições para 2.600 novos PMs e bombeiros militares. As inscrições estão abertas até o próximo dia 13 de maio.
MARINGÁ
As vagas são para cidades polos que vivem carência de PMs e bombeiros: Maringá, Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Cascavel. Entre o concurso e treinamento deve escoar um prazo de pelo menos 1 ano.
SALVAR VIDAS
O Batalhão de Polícia Rodoviária aumentará o policiamento nas rodovias a partir das 00h desta quinta-feira. É o trabalho intensivo para evitar excessos do feriado prolongado da Páscoa e de Tiradentes.
RADARES
A operação seguirá até as 8h da terça-feira (22), focando a fiscalização de veículos e condutores, vão estar na pista radares portáteis, aparelhos para aferir consumo alcoólico, cães que farejam drogas e armas, além de equipes especiais de combate ao crime.
ENERGIA
Dentre os bairros de Maringá, o que mais parece sofrer quedas de energia é a Vila Operária. Elas são comuns em dias de chuva para sofrimento das pessoas que moram em prédios. Quanto mais alto, pior.