
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, usou suas redes sociais no início dessa semana para esclarecer a situação da Praça da Catedral, após a remoção dos tapumes que cercavam a área. O local passou por uma reestruturação importante, mas, segundo o prefeito, ainda há ajustes a serem feitos antes de a praça ser completamente liberada para uso da população.
Em março de 2025, a Prefeitura de Maringá anunciou a prorrogação do prazo de entrega da obra para outubro de 2025. Um aditivo ao contrato, assinado em novembro de 2024, concedeu à empresa responsável mais seis meses para a conclusão, com término previsto para 26 de outubro.
Silvio Barros explicou que, apesar de a obra interna estar praticamente concluída, a praça ainda não está pronta para ser inaugurada oficialmente. Ele mencionou que a decisão de remover os tapumes foi tomada, principalmente, devido à necessidade de segurança dos pedestres e ao desejo dos moradores de Maringá de poder estacionar com mais facilidade nas proximidades. “As pessoas querem estacionar para ir à missa, querem usar o espaço. Não dava mais para segurar os tapumes com a obra interna praticamente finalizada”.
O prefeito também fez questão de ressaltar que a Prefeitura está em constante cobrança da empresa responsável pela obra, que segue com pendências do contrato assinado pela gestão anterior. Ele garantiu que, assim que os ajustes necessários forem feitos, a praça será entregue de forma definitiva para a população, com a devida acessibilidade e segurança para todos os cidadãos.
O piso tátil, uma das questões levantadas por Barros, é um exemplo de como a obra precisa ser ajustada para atender melhor as pessoas com deficiência visual. Atualmente, o piso não tem continuidade e leva os deficientes visuais até a rua, gerando muitas críticas. No projeto inicial, o trecho da rua será no mesmo nível da calçada, evitando problemas.
O prefeito também mencionou que é necessário esperar que a grama da praça cresça e fique firme para que a área seja completamente aproveitada pelos moradores, o que demandará mais tempo e cuidados com o espaço.
Barros explicou que a praça será oficialmente inaugurada em breve, com a presença do ex-prefeito e a participação de outros representantes da Cidade. No entanto, ele fez questão de frisar que o importante agora é garantir que todos os ajustes sejam feitos com qualidade para que a praça seja realmente útil e acessível a todos os maringaenses.
Da Redação
Foto – Reprodução