
Lembra quando você ia para a escola, a universidade, para aprender? Pois é, com o trabalho é o contrário, é uma escola prática onde você é pago para aprender mais do que já sabe. Mas vamos reconhecer, A escola não transforma a realidade, mas pode ajudar a formar pessoas capazes de fazer a transformação, da sociedade, do mundo, de si mesmas. É através dela que temos a oportunidade de adquirir habilidades e competências que serão úteis em toda nossa vida.
Isso mesmo, você aprende em cada emprego ou trabalho que passa e é remunerado para isso. Tudo tem um significado em nossa mente e, dependendo da maneira que pensamos, atribuímos valor as coisa de forma positiva, mas também de forma negativa. Ou seja, dentro da sua forma de ver, interpretar, irá causar mais prazer e entusiasmo ou também mais dor e raiva.
Encontramos pessoa vivenciando situações semelhantes, em trabalhos e desafios, sendo que para alguns pode ser mais tranquilo, enquanto para outros tudo é mais complicado, mesmo sendo situações idênticas.
No meu livro “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – Lições para criar bons hábitos que podem mudar sua vida e seu futuro”, eu pergunto: – Onde estão as oportunidades? E respondo no livro: – Elas estão no mesmo lugar onde se encontra a reclamações.
Isso significa que você pode encarar o trabalho como um grande castigo, um sacrifício necessário e uma obrigação triste a ser cumprida em prol da família. Ou, por outro lado, podemos ver o trabalho como uma forma digna de sustentar família, de contribuir para a vida dos outros que dependem do nosso trabalho e, como maneira de impulsionar nosso crescimento profissional, social e espiritual.
Quando passamos a encarar o TRABALHO com uma dimensão maior, percebendo os benefícios que ele nos proporciona e o que ele gera de ganhos para nossos CLIENTES e para a SOCIEDADE, então começamos a sentir mais orgulho e realização no que fazemos, independente da atividade.
Da mesma forma, creio que seja importante observar que o TRABALHO nos ENSINA muito mais e nos faz amadurecer e crescer, assim como uma ESCOLA. A diferença é que, ao invés de PAGAR, ele nos REMUNERA pelo nosso trabalho. Considero o trabalho como a mola propulsora que move o ser humano para o alcance da vida plena. Assim, é através dele que se propicia o sustento material e se constrói a própria história
Porém, algumas pesquisas com educadores, profissionais da área, escolas, concluem que, em sua grande maioria, não perceberam a importância do trabalho como princípio educativo para a formação do aluno e a sua inserção no mundo do trabalho. Mas não coloco isso com regra geral, pois a escola tem mudado também. As escolas tanto particulares como as públicas, procuram dentro de suas regras e didáticas mostrar aos alunos, o quanto a ascensão profissional torna-se competitiva com o passar do tempo, e a necessidade de focar o objetivo em uma profissão, matéria, ou conteúdo que se tenha uma maior afinidade. Sim, a palavra é FOCO.
Em outras palavras, você trabalha e recebe por isto, ao mesmo tempo em que está evoluindo como ser humano, como profissional, como pessoa. Em síntese, quando o TRABALHO é um PRAZER, a vida é umaALEGRIA e quando o trabalho é um DEVER, a vida é uma ESCRAVIDÃO. Aproveite as lições que o seu trabalho proporciona. Cresça com ele e faça o seu melhor pelo seus clientes, pela empresa que trabalha e pela comunidade. Toda vez que você dá o seu melhor, a vida te recompensa de alguma forma.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.