
A Secretaria de Saúde dá início nesta terça-feira (1), à campanha de vacinação contra a gripe, que terá como público-alvo crianças, idosos, gestantes e outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A vacinação estará disponível em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pela Cidade, incluindo as dos distritos de Floriano e Iguatemi, além da Sala de Vacina da Secretaria de Saúde. O horário de atendimento pode ser conferido diretamente nas unidades.
Este ano, a vacinação contra a gripe foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, entre outros grupos prioritários. Trabalhadores da saúde, professores, puérperas (mulheres no pós-parto), pessoas com comorbidades, caminhoneiros, pessoas em situação de rua, trabalhadores de transporte rodoviário coletivo e pessoas com deficiências permanentes também poderão ser imunizados.
Uma novidade para 2025 é que, ao contrário dos anos anteriores, a vacinação contra a gripe será mantida durante todo o ano. O objetivo é garantir uma maior cobertura vacinal e proteção contínua para a população, com a expectativa de que a circulação do vírus influenza aumente nos próximos meses.
O secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, reforça a importância da imunização, destacando que “a vacina é a melhor estratégia de prevenção contra a gripe, ajudando a reduzir o agravamento da doença e as internações, especialmente nos grupos de risco.”
O imunizante disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é o trivalente, que protege contra três tipos do vírus Influenza, incluindo a cepa H1N1. Para se vacinar, a população deverá apresentar um documento de identidade, CPF e a carteira de vacinação. Para os integrantes dos grupos prioritários, será necessário apresentar o comprovante de vínculo com o grupo, como a carteira de trabalho para os profissionais de saúde ou a prescrição médica para pessoas com comorbidades.
Da Redação
Foto – Reprodução