
DESGASTANDO
O PT não abre mão de desgastar o ex-presidente Jair Bolsonaro, ainda mais depois que as pesquisas passaram a indicar que ele supera Lula na preferência do eleitorado, mesmo sem ter cargo público.
DEIXA COMIGO
Ontem a presidente do PT, Gleisi Hoffmann assumiu a troca de desaforos para proteger Lula. Disse que Bolsonaro “se faz de vítima” sempre que é “confrontado com os crimes que cometeu contra o país”.
PROMESSAS
Bolsonaro disse que há revolta petista “toda vez que Lula está nas cordas, sem picanha, sem cervejinha, sem chicória, sem café, sem ovos, monitoramento do Pix, escândalos com ministros, gastos irresponsáveis, etc.
AQUELA PICANHA
A propósito, tentando contornar a crise do ovo, opção para substituir a carne, Lula promete “conversar” com os empresários. E que o povo pode esperar pela picanha, porque o preço da carne está baixando.
CIUMENTINHOS
Líder da base governista na Assembleia do Paraná, Hussein Bakri, tem recebido reclamações de que secretários estaduais estão recebendo prefeitos e vereadores, sem comunicar os deputados dessas bases.
CAMINHO
Ou seja, querem obrigar secretários do governo Ratinho a só receberem autoridades municipais quando acompanhadas de deputados.
INFLUÊNCIA
Os deputados querem receber de “mão beijada” uma representatividade que não tem. Quando um prefeito tem um deputado que trabalha e tem influência, faz questão que ele o acompanhe.
DIFERENTES
Quando o prefeito não faz questão da presença do deputado da cidade ou região é por que o sujeito não trabalha, não tem moral na cidade e o que é pior: não vai se reeleger.
AUSENTES
Sem contar aqueles deputados que só aparecem em ano de eleição. E a maioria que não atende o telefone que usou na eleição para se poupar da “encheção de saco”.
CHÁ DE SUMIÇO
Uma forma de medir a sinceridade dos deputados é a feira livre. Aos sábados e domingos eles estão nas cidades que são suas bases. Você os vê na feira-livre? Lembra que no período eleitoral era comum encontrá-los entre as bancas, sorridentes, acessíveis?
TESTANDO
A propósito, o ex-prefeito Ulisses Maia já está em pré-campanha para deputado federal. Começa a postar andanças pelas ruas, apertos de mão, abraços, palavrinhas sussurradas ao pé do ouvido…
TROCA-TROCA
Pelo gás que exibe, é possível que Ulisses assuma uma secretaria no governo do Estado onde o irmão, Ricardo, já está bivacando. Se for acontecer será na ressaca do carnaval, quando Ratinho vai trocar alguns secretários.
CRÉDITO
Está enganado quem acha que Ratinho não vai dar um bom cargo para Ulisses. Ele agrega todas as “qualidades” e “especialidades” que o governador tem como critérios para compor seu secretariado técnico: milhares de votos.
NOVO PRESIDENTE
Se for definido que Mário Hossokawa não voltará à presidência da Câmara de Maringá, o nome 99% certo para ficar na posição é mesmo o do vereador Sidnei Telles. É unanimidade entre os vereadores que tenho consultado.
POSICIONAMENTO
Ocorre que como presidente provisório, Telles está sendo duramente testado. Início de legislatura, muitos vereadores e problemas novos, Telles tem mantido boa postura e mudado a imagem da Câmara Municipal.