![maringa (1)](https://i0.wp.com/www.jornaldopovomaringa.com.br/wp-content/uploads/2024/04/maringa-1.jpg?resize=640%2C478&ssl=1)
A gestão do prefeito Silvio Barros II (PP) ratificou a filiação do município à Confederação Nacional dos Municípios (CNM), conforme publicado no Diário Oficial do Município.
O termo assinado estabelece uma contribuição associativa mensal que, em 2025, totalizará R$ 38.973,00. A adesão à CNM ocorre após a Cidade ter integrado até 2023 a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade da qual o ex-prefeito Ulisses Maia (PSD) ocupava o cargo de 2º secretário.
Durante o período em que o município foi associado à FNP, Maringá destinou R$ 130.705,00 ao pagamento das contribuições anuais. No entanto, a atual gestão optou por fortalecer o vínculo com a CNM, que tem como principais objetivos defender e valorizar o municipalismo, coordenar e representar os interesses dos municípios, além de promover a evolução da gestão pública municipal.
A filiação à CNM reflete a estratégia da administração pública de estreitar laços com uma entidade que atua na defesa dos direitos institucionais dos municípios, com foco na melhoria das políticas públicas locais e no fortalecimento das ações em áreas como educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento social.
CONFEDERAÇÃO
A atuação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) é voltada à representação político-institucional dos Municípios junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional e ao fortalecimento da gestão municipal.
Na esfera da representação política-institucional, a CNM participa de diversos conselhos, comitês e órgãos de discussão e acompanhamento de políticas públicas junto ao Governo Federal. No Congresso Nacional, a CNM acompanha sistematicamente a pauta de votações, intervindo no processo legislativo daquelas matérias que causam impacto aos Municípios e fazendo articulação política junto aos parlamentares por meio da participação em audiências públicas, reuniões e mobilizações.
As ações voltadas ao fortalecimento da gestão municipal são feitas a partir da produção de pesquisas e estudos técnicos nas diversas áreas de atuação dos Municípios, orientação técnica e jurídica e no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas voltadas à modernização da gestão e à inclusão digital dos Municípios.
A CNM também possui atuação no cenário internacional. Neste aspecto, ela representa os municípios brasileiros em diversos organismos e associações internacionais, tais como a Federación Latinoamericana de Ciudades, Municipios y Asociaciones de Gobiernos Locales (Flacma) e a Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).
Alexia Alves
Foto – Reprodução