A Câmara Mirim de Maringá retornas as atividades hoje, às 19 horas, no Plenário Ulisses Bruder, com participação aberta à população. Atualmente, os 23 vereadores e vereadoras mirins integram a 11ª edição do programa, que começou em novembro do ano passado.
O intuito do programa é aproximar as crianças e adolescentes da Câmara, fazendo uma legislatura específica para alunos do 4º ao 9º ano, do Ensino Fundamental.
Assim como os vereadores adultos, os parlamentares mirins também criam e votam projetos de lei em sessões ordinárias, contudo, a principal diferença é a frequência dos encontros que ocorrem somente uma vez por mês, sempre na primeira quinta-feira.
Mais do que estimular o desenvolvimento de propostas, o programa quer fortalecer a cidadania e proporcionar aos participantes uma vivência prática do funcionamento do Poder Legislativo.
Normalmente, o processo se inicia com uma visita guiada pela Casa Legislativa, que precede o período de seleção da futura legislatura. No decorrer do passeio os estudantes conhecem a estrutura física da Câmara, o funcionamento dos departamentos e especialmente qual é o papel dos vereadores eleitos há cada quatro anos.
A organização e o gerenciamento de todas essas atividades é atribuição da Escola Legislativa que também é responsável pelo Estágio Conhecimento e Parlamento Jovem.
As sessões deste ano já estão programadas para os dias 06 de fevereiro, 06 de março, 03 de abril, 08 de maio, 05 de junho, 07 de agosto e 04 de setembro, sempre às 19 horas, no plenário Ulisses Bruder. Os projetos discutidos pelos vereadores mirins costumam tratar de melhorias na gestão pública e na qualidade de vida da comunidade.
Da Redação
Foto – Reprodução