Na última segunda-feira aconteceu uma audiência pública para a implantação do novo câmpus do Instituto Federal do Paraná (IFRP) em Maringá. A população foi ouvida pelas autoridades, onde surgiram algumas demandas do município.
A maior parte das demandas foram de cursos nas áreas de moda, produção cultural e design, educação social, recursos naturais, agroecologia e sustentabilidade e saúde.
Dessa forma, as demandas, juntamente com estudos já feitos e os arranjos produtivos locais serão analisadas pela Comissão de Cidades, que irá definir os eixos e os cursos a serem implantados.
Na ocasião estiveram presentes o reitor do IFPR Adriano Willian da Silva, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional José Barbosa, o vereador Mário Verri representando a Câmara, os deputados federais Zeca Dirceu e Luiz Nishimori, a Secretária de Educação Nayara Caruzzo e o prefeito eleito Silvio Barros, além do secretário da Cultura Paulinho Schoffen e demais empresários.
SOBRE O CENTRO
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.
A instituição foi criada em dezembro de 2008 por meio da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais hoje existentes no país. Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que atualmente possui autonomia administrativa e pedagógica.
Atualmente, a instituição contempla mais de 26 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial e a distância. O IFPR oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos subsequentes e cursos superiores entre licenciaturas, bacharelados e tecnólogos, cursos técnicos na modalidade a distância, além de especializações na modalidade presencial e na modalidade à distância.
Assim, no sentido de expandir o atendimento às demandas por formação profissional no território de abrangência do IFPR, foi criado o Centro de Referência do IFPR de Maringá em parceria com a prefeitura.
Da Redação
Foto – Reprodução