Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

É POLÍTICA

A vergonhosa descriminalização de políticos considerados ladrões de cofres públicos que usaram cuecas, caixas de papelão, malas, apartamentos vazios, continua. Tenta-se justificar os exageros que cometem imputando culpa ao juiz Sérgio Moro por condenar “inocentes” ou de forma torta.

CAÇADA

É vingança querer colar em Bolsonaro o que não desgruda de Lula, a pecha de presidente que passou pela prisão por crime grande. Como Bolsonaro não roubou, nem esteve cercado por ladrões, perseguem seguidores e tentam carimbá-lo com golpista, antidemocrático e adjacências.

CONTRASTE

Enquanto perseguem, ainda não acharam uma bala de prata para diminuir o perigo que dorme na mesma cama: Michele Bolsonaro. Uma senhora primeira dama sem máculas, cada dia mais qualificada para enfrentar um que não consegue aparecer em público sem ser vaiado.

SINAIS 

Mesmo pouco exposta – a mídia trabalha forçadamente para Janja da Silva – Michelle está na boca e na memória dos brasileiros. Isso é o que diz, em percentuais, a última amostragem de opinião pública feita pela conceituada Paraná Pesquisas.

RESULTADOS

Números não mentem: Lula 42,7%, Michele 40,8%. Estão tecnicamente empatados e ela nem calçou as sapatilhas para uma possível corrida eleitoral! Vem mais: o governador paulista Tarcísio tem 39,2%. A considerar: Lula está no auge, não cresce mais. Já os outros dois…e se ambos se unirem, aí aposentam o Lulinha.

PROJEÇÃO

O próximo prefeito nem assumiu e já começam a projetar a próxima eleição. Por enquanto, alguns nomes que quem estiver no poder procurará engolir no caminho: Homero Marchese, Delegado Jacovós, Do Carmo, Dr. Batista.

MAIS

Evandro Oliveira, Wilson Quinteiro, Cris Lauer, Francisco Favoto, Edson Scabora, Humberto Henrique e quem sabe, Ulisses Maia. Eles vão pela sombra poupando forças, procurando fraquezas, pontos de apoio. E será lógico – se você perguntar – que neguem interesse em se candidatar.

OUTRAS ARMADURAS

São grandes as possibilidades também de que para a próxima disputa municipal os candidatos se apresentem fortalecidos. Evandro de Oliveira, com mais siglas para tonificar o PSDB; Humberto Henrique com algo melhor que o PT que só o desgastou em duas eleições.

PASSARÁ?

Marcado para os dias 7 e 8 próximos o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terá mais de 24 mil candidatos disputando 6,7 mil vagas em 200 cursos.  Curiosidade: um curso, Engenharia Ferroviária e Metroviária oferece 28 vagas…e só tem um candidato.

O PIOR

Esse desinteresse representa, em parte, uma falha estrutural brasileira. Nosso país continental deveria ter ferrovias modernas, escoar produções pelo meio mais barato, seguro e menos poluente. Continuamos na dependência de malha viária ruim e caminhões. Qual governante vai “descobrir” isso!

NA MOSCA

Tiro certo da próxima administração de Maringá. Executivo de sucesso, o advogado Luiz Guilherme Turchiari vai contribuir como futuro secretário de Logística. Segue os passos do pai, o saudoso Luiz Turchiari Júnior que prestou relevantes serviços à Urbamar, Saop, etc.

FALTARÃO ALVOS

A atual administração de Maringá promove licitação para adquirir 35 pistolas calibre 380 (19 tiros), seis armas longas e 40 pares de algemas, tudo a um preço de R$ 335.522,00. Pela “artilharia” a Guarda Civil Municipal vai botar pra quebrar no próximo governo.

COMPARTILHE: