Início Maringá Hemocentro precisa de doadores de sangue

Hemocentro precisa de doadores de sangue

Hemepar, doação de sangue Foto Gilson Abreu

O Hemocentro Regional de Maringá do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) está com o estoque de sangue baixo e precisa com urgência de doadores de todos os tipos sanguíneos.

O Hemocentro Regional de Maringá registrou um aumento de 30% nas transfusões em 2024, se comparado ao período de 2023. Além disso, assumiu neste ano o abastecimento de hemocomponentes de novas agências transfusionais.

De acordo com o diretor do Hemocentro da UEM, Gerson Zanusso Jr., o aumento ocorre porque o Hemocentro absorveu novos convênios para atendimento da demanda SUS por causa do desinteresse da rede privada em assumir os serviços.

Diante do crescimento da demanda, o Hemocentro necessita aumentar em 25% o número de doações. Para atingir essa meta, serão realizadas coletas externas, campanhas de doação internas em empresas, grupos religiosos, esportivos, universidades e faculdades, além de intensificar a divulgação das ações até o final de dezembro.

O mês de novembro, que homenageia o doador voluntário, é um mês em que os estoques estão em baixa, bem como em dezembro, o que aumenta a importância da doação.

De acordo com Zanusso, é muito importante que esses doadores sejam frequentes. “Nós recebemos no nosso laboratório e de hospitais conveniados centenas de requisições de transfusões, então, para um atendimento de qualidade, as doações têm de ser frequentes. Agora, neste Dia Nacional, é um chamado à população para doar e salvar vidas, num gesto de amor ao próximo.”

Para realizar a doação, o voluntário precisa estar com boa saúde, ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis), pesar acima de 50kg e estar bem alimentado e descansado. Além disso, é recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação.

O doador deve apresentar documento de identificação, emitido por órgão oficial (cópias autenticadas são aceitas, desde que legíveis e que permitam a identificação do doador). Para doar pela primeira vez, o limite de idade é de 60 anos.

O Hemocentro Regional de Maringá fica na avenida Mandacaru, 1.600. O telefone é (44) 3011-9400. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h30.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: