Início Destaques do Dia Chuva forte causa alagamentos e estragos na Cidade

Chuva forte causa alagamentos e estragos na Cidade

A intensa chuva que caiu sobre Maringá na última segunda-feira causou alagamentos e estragos na Cidade. Houve alagamentos entre as avenidas Colombo e Duque de Caxias, no Contorno Norte, na avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, avenida Morangueira e na pista de caminhada do Parque do Ingá. Outra situação que chamou a atenção foi um comerciante na avenida Morangueira que surfou com uma prancha. O vídeo postado nas redes sociais viralizou de forma rápida, mostrando o trecho da avenida que ficou totalmente alagado na região do Jardim Alvorada. Além disso, alguns comércios ficaram alagados e o trânsito foi bloqueado.

Outro vídeo mostra a enxurrada na rua Silva Jardim, próximo ao cruzamento com a avenida Tiradentes. Motos foram levadas pela correnteza. Uma mulher tentou resgatar um dos veículos, enfrentando a força da água.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Morangueira, situada na avenida Lucílio de Held, no Jardim Alvorada, ficou alagada. Com isso, a Secretaria de Saúde precisou interditar temporariamente o local para limpeza. O atendimento foi retomado ontem, por volta das 13h. O Ginásio Municipal de Esportes Chico Neto também foi alagado.

Além disso, houve o registro de cinco quedas de árvores. Todas já foram recolhidas pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb). A Defesa Civil entregou lona em apenas uma residência.

De acordo com informações da Estação Meteorológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram registrados 95,2 mm de chuva no período de duas horas e meia, isto é, mais da metade da média histórica para todo o mês de novembro, que é de 146,9 mm.

Segundo a prefeitura, quando questionada sobre os alagamentos e infraestrutura, para resolver um problema recorrente, o município conta com uma comissão especial para estudo de alternativas e elaboração de propostas para melhoria dos sistemas de drenagem em toda a Cidade. A comissão envolve o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá, Instituto Ambiental de Maringá e as secretarias de Infraestrutura, Limpeza Urbana (Selurb), Obras e Urbanismo e Habitação.

A gestão municipal revela que investe com frequência em melhorias na infraestrutura urbana. Desde 2017 foram construídas mais de 10 pontes e viadutos no município, o que incluiu a construção das pontes sobre o córrego Mandacaru, na avenida Alexandre Rasgulaeff; a baixada entre os jardins Imperial II e Paraíso; a ligação entre as ruas Palmital e Pioneiro Arlindo Pedrialli; e a nova ponte da avenida Mário José de Faria Ferraz, entre Maringá e Sarandi. Além disso, a gestão municipal finalizou em 2023 as obras de drenagem de águas pluviais na rua Adolpho Contessotto, próximo ao Hospital Municipal, e no entorno da Praça do Avião, para melhorar o escoamento de água.

Além das melhorias no sistema de drenagem, Maringá também realiza serviço diário de limpeza de bocas de lobo. Neste ano, de janeiro a outubro, foram retiradas 730 toneladas de resíduos e entulhos.

RECOMENDAÇÕES

Se você mora ou estiver em uma área de alagamento, a Defesa Civil do Paraná alerta para que não deixe crianças brincarem nas águas de inundações, alagamento e enxurradas. Além de vários perigos, elas poderão estar contaminadas.

Caso perceba que o volume de água está subindo, ameaçando os bens, ponha-os a salvo, elevando-os. Mas atenção: Somente faça isso se não houver riscos.

Se, por algum motivo, ficar ilhado, ligue 193 – Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil pelo 19. Proteja-se em locais elevados até a água baixar. Estando em veículo, se possível, estacione em um local elevado e espere a água baixar; não fique próximo a caminhões ou ônibus, pois veículos de grande porte provocam ondas que podem alagar o seu carro e fazer com que perca o controle da direção.

Não pare o carro próximo a árvores ou postes; evite atravessar áreas alagadas, só faça isso se for realmente necessário. Se precisar fazê-lo, atente para o seguinte: não tente atravessar vias com água acima da metade da roda (observe outros carros) e mantenha sempre a rota da rua sem fazer desvios, evitando buracos escondidos na margem; se precisar atravessar um local alagado: ande em primeira marcha e devagar sem jamais trocar de marcha dentro d’água, mantendo a aceleração constante, por volta dos 2.500 giros, para evitar que entre água pelo escapamento e o carro apague. Mantenha distância do carro da frente, pois, se o mesmo apagar, você tem a opção de fazer uma rota alternativa. Se o carro morrer, não tente fazê-lo pegar. Solicite ajuda e, se possível, retire-o do local onde está parado, para que a água não entre no veículo causando panes. Se não houver como movê-lo, não espere dentro do carro o volume de água diminuir, pois, na maioria das vezes, a tendência é aumentar e você poderá ficar preso ao veículo, sem poder sair. Assim, veja a maneira mais segura de fazê-lo, se necessário aguarde por socorro sobre o carro. Tente estacionar em regiões mais altas. Se o nível da água atingir o batente inferior da porta é hora de abandonar o veículo. Com água acima das rodas, o carro começa a boiar e fica sem controle. Se alcançar as janelas, ocorre o bloqueio das portas, impedindo a saída e dificultando o resgate. Se não for possível abandoná-lo, chame por socorro (ligue 193 ou 199) e aguarde no teto do veículo.

PREVISÃO DO TEMPO

O tempo hoje em Maringá será parcialmente nublado com pancadas de chuva. A temperatura mínima será 21º e a máxima será de 28º. Já amanhã, também haverá chuva, com temperatura mínima de 21º e máxima de 27º. Na sexta-feira (8), o dia será parcialmente nublado, com pancadas de chuva. A temperatura mínima será de 21º e a máxima de 29º. As informações são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: