Início Colunistas Continue andando

Continue andando

Se o leite der errado, vira iogurte. Iogurte é mais valioso que leite. Se piorar, vira queijo. Queijo é mais precioso que tanto iogurte quanto leite. E se o suco de uva ficar ácido? vira vinho, que é ainda mais caro do que suco de uva.

Você não é ruim porque cometeu erros. Erros são experiências que te tornam mais valioso como pessoa. Cristóvão Colombo cometeu um erro de navegação que o levou a descobrir a América. O erro de Alexander Fleming o fez inventar a penicilina.  O que dizer de Thomas Alva Edison e seus mais de mil erros até chegar na lâmpada elétrica? E que humor! Ele dizia que tinha aprendido mais de mil vezes como não inventar a lâmpada elétrica.

Prezado leitor, não deixe que os erros te abatam. A prática em si não faz a perfeição. Erros são o que aprendemos que nos tornam perfeitos! Não tenha medo dos erros grandes passos em frente. Após grandes derrota encontramos grandes vitórias. Muitos dos que estão no topo hoje enfrentaram caminhos tortuosos, escalaram montanhas, venceram problemas e conflitos. A cana-de-açúcar, antes de virar açúcar, passa por grandes apertos. É aqui que sempre falo que dificilmente você será o melhor sem antes ter sido ou ter passado pelo pior. A regra é: Continue andando…

Mesmo aqueles problemas que parecem insolúveis, são possíveis de serem superados.  Quando se conhece o cérebro humano e como funciona frente a necessidade de atingir metas e objetivos que parecem aprendemos que é possível  progredir na vida. Quando estamos dispostos a alcançar novas metas. O cérebro nos impulsiona muito bem quando criamos uma visão clara de futuro, do que queremos SER, FAZER e TER. E isso traz o foco para mobilizar toda nossa energia e nosso potencial para atingir metas, superar desafios e ter uma excelente performance.

Além disso, quando queremos alcançar algo muito importante, criamos uma motivação a mais para persistir frente às circunstâncias e dificuldades que cruzam os nossos caminhos. Aqui aprendemos a lidar com a dor do “fracasso” reconhecendo a realidade, deixando de insistir em estratégias que não funcionam e verificando o que realmente não está dando certo, revendo as ações, focando na solução, ao invés de colocar a energia no problema. O poete português Fernando Pessoa disse assim: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. Em minha humilde interpretação e isso vale até para partido político, se você não tiver a consciência da DOENÇA, jamais encontrará o caminho da CURA.

O cérebro ama metas que são específicas, desafiadoras e alcançáveis, caso contrário a possibilidade de falhar e desistir no meio do caminho é muito alta. Escrever exatamente o que você quer, promove um maior comprometimento da sua parte, mais autoconfiança e o FOCO necessário para fazer o seu plano de ação. Já escrevi isso em outra matéria por aqui, quando você escreve seus planos, suas metas, você consegue em valores, dez vezes mais de quem até tem metas, mas não as registram, não escrevem.

Você é a única pessoa responsável por seus resultados atuais e também pelo seu futuro. Então, tenha em mente que você está no controle da sua vida e são suas decisões e atitudes que trarão as mudanças que você deseja e irão possibilitar o alcance das suas metas, sejam elas pessoais ou profissionais.

Aqui, para finalizar, pare de responsabilizar as circunstâncias, o seu chefe ou qualquer outra pessoa por seus resultados, Nunca diga que o mundo é culpado por seus erros e busque assumir de vez uma postura responsável e proativa para desenvolver o seu potencial e alcançar o seu propósito. Ah! registrando, propósito é o seu sentido de viver, simples assim.

Lembro-me de quando eu estava numa estrada com muita neblina, minha esposa com medo, pediu para parar no acostamento, e eu preferi continuar, devagar mas continuando… meu pensamento era: se eu parar, vem uma carreta e me atropela. Quando chegamos num posto e paramos, recebemos a notícia que uma que carreta havia passado por cima de um carro estacionado na beira da pista.

Seja você do time do leite ou do iogurte ou ainda do queijo, ou quem sabe do time do suco de uva e do vinho, também vai aqui um conselho simples. Celebre e continue andando. Siga em frente e não pare.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: