OS TRANSITÓRIOS
Com previsão de regressar segunda-feira, o prefeito eleito Silvio Barros II divulgou na sexta-feira os membros da “comissão de transição”. Esses 12 escolhidos vão prospectar toda a situação da prefeitura para informar o futuro governo.
SEGURANÇA
Interessante observar que se Maringá tem problema de segurança pública, um terço da comissão é focada nisso. Além do coordenador, outro integrante também é coronel, presente o deputado estadual Soldado Adriano e o marido da vice-prefeita é o Delegado Jacovós.
SECRETARIADO
Embora não se anuncie, pelo menos cinco nomes são tidos como “secretariáveis”: o coordenador coronel Marcelo Pessoa para o Gabinete. Outro coronel, Castilho Casitas, ex-comandante do 4º. BPM, tem tudo para ser secretário de Segurança.
OUTROS
Como desistiu da reeleição e é advogado da prefeitura, o vereador Jean Marques tem credenciais para ser indicado para o Jurídico. Ex-secretário da pasta, Antonio Carlos Nardi é nome certo para a Saúde (só se não quiser) e Luiz Fernando de Camargo é sério candidato à Secretaria de Obras.
ACOLHIMENTO
Interessante que a comissão também tem o vereador eleito Luiz Neto, jovem que poderá ser indicado para a pasta da Juventude ou para compor na nova diretoria da Câmara.
CLÃ
Com um Bravin, Júnior, eleito vereador, o outro Bravin que disputou a eleição e perdeu, o ex-jogador Leandro, se está sendo prestigiado na comissão é porque poderá assumir a Secretaria de Esportes.
PRESENÇA
Presente Câmara Municipal há mais de 30 anos, nem alijado de disputar a eleição o líder da família Bravin de Floriano ficará fora do legislativo. Já anunciou que será assessor do filho eleito Júnior.
INÍCIO
Segundo a programação, a dúzia de transitórios se fará presente na próxima terça-feira, às 15 horas, na prefeitura para dar início aos trabalhos. Até ontem não estaria definido onde ficarão, se dentro ou fora do paço, e se Silvio Barros II estará presente na abertura.
NOVO MANDATO
Interessante uma observação sobre o vereador eleito Luiz Neto. Ele já foi vereador… da Câmara Mirim de Maringá. Ou seja, é o único mirim que se tornou vereador de verdade.
IDEÁRIO
Luiz Neto tem ideais adquiridos quando vereador mirim. Isso faz supor que será um vereador preparado e focado na missão de fiscalizar o Executivo. Será isso, ou se perderá em negociações politiqueiras.
BORRACHA NELES!
E eu pensando que os maringaenses iriam arcar com os prejuízos dessa coisa malfeita chamada pista emborrachada do Parque do Ingá. O Ministério Público entrou em campo: quer que os responsáveis ressarçam os mais de R$ 4 milhões gastos com essa obra inconclusa.
ERROS
O Ministério Público do Paraná sustenta que os profissionais de arquitetura, a construtora e os agentes públicos municipais responsáveis incorreram em erros diversos que causaram prejuízo ao erário e quer a devolução do valor, com juros.
HISTÓRICO
A obra foi divulgada como maravilha, foi licitada em 2019 e entregue em 2021. Três meses depois já apresentava problemas, buracos, rachaduras. Cinco meses depois com as chuvas, virou notícia nacional, flutuando na enxurrada e a situação se repetiu por mais duas vezes.
RESPONSABILIZAÇÃO
O MP responsabiliza solidariamente os autores em R$ 4.247.349,00. Aponta quatro erros graves da obra que começam pelo erro grosseiro arquitetônico, pela aprovação do projeto, pela omissão do gestor em cobrar reparos e a empresa por não proporcionar solidez e segurança ao trabalho que fez.