Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

LEI SECA

A Secretaria de Segurança do Paraná reuniu na quarta-feira várias lideranças, inclusive de bares e restaurantes, para discutir o assunto de interesse conjunto. Revogou a lei que proibia a comercialização de bebidas alcoólicas no domingo de eleições.

OFICIALIZAÇÃO

O secretário Hudson Leôncio Teixeira também assinou a resolução 590/2024 liberando a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nessa data de votação. Segundo ele, conta com reforço policial para que não tenhamos nenhum problema grave que atrapalhe a eleição.

FOCO

A principal atuação das forças de segurança será no combate aos crimes eleitorais em cartórios eleitorais, locais de votação ou de apuração, vias públicas e estações de transporte. Informações sobre a atuação policial serão inseridas na Plataforma Córtex, ferramenta que agrega os dados relacionados à operação.

PRONTIDÃO

Além dos agentes da segurança pública e viaturas nas ruas e em locais de votação, a Secretaria de Segurança também manterá helicópteros e outras aeronaves de prontidão para atendimento de emergência em todos os pontos do Paraná.

VOTANTES

Os eleitores que deixarem de votar no próximo dia 6 terão 60 dias para justificar a falta. E justificar é necessário porque o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.

RECURSO

Se no dia da eleição o cidadão não puder votar, poderá fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral. Outra opção será qualquer ponto eleitoral no dia do pleito. É preciso também pagar uma multa de R$ 3,51 a cada ausência em votação.

BOMBOU

Fato político que bombou ontem em Maringá foi a aparição da vereadora Cris Lauer ao lado do candidato a prefeito pelo PSDB Evandro Oliveira. O mútuo apoio foi o fato local mais comentado e acessado nas redes sociais.

NA REGIÃO

Também gravou com Evandro o ex-prefeito de Campo Mourão e ex-deputado Rubens Bueno. Atualmente em Curitiba disse que aposentou o protagonismo político. Está rodando municípios da região para apoiar companheiros candidatos.

PREVISÕES

Entre os jornalistas, fora dos mistérios sobre quem será o futuro prefeito de Maringá, palpites diferentes sobre a composição da nova Câmara Municipal que a partir de 2025 saltará de 15 para 23 vereadores.

NOMES

Um grupo de prováveis vereadores para a nova legislatura, segundo jornalistas que reuniram domingo. Homens: Alex Chaves, Ângelo Salgueiro. Mulheres: Gisele Bianchini, Cris Lauer e Akemi, de família tradicional e esposa do deputado Luiz Nishimori.

GRUPO GRANDE

Já o jornalista Eliel Diniz aponta um time grande de 22 favoritos. Entre eles Alex Chaves, Ângelo, Cris, Akemi, Fogueteiro, Willian Gentil, Majô, Biazon, Andreia Avancini, Delegado Luiza Alves, Mário Verri, Telles, Ana Lúcia e Maninho.

SCABORA

Apesar de todo esforço do candidato Edson Scabora, muitos comentários sobre possíveis erros estratégicos da campanha dele. O mais citado e analisado é sobre o peso – positivo ou negativo – do apoio do prefeito Ulisses Maia.

PRECEDENTE

Como o titular foi muito desgastado durante a gestão, mais inteligente para Scabora seria colocar um latifúndio de distância entre ele e Ulisses. Prova desse desgaste: Ulisses apoiou a candidatura do simpático irmão Ricardo para deputado estadual e ele conseguiu apenas 9942 votos (4,66%).

MAIS DESGASTE

Na véspera da eleição, mais desgaste para Edson Scabora e Ana Nerry, com possibilidade de serem excluídos da disputa. Está nas mãos da polícia uma denúncia sobre terem usado prédio público (Secretaria de Segurança) para gravar material do horário eleitoral gratuito.

DETALHES

A denúncia da Federação Brasil da Esperança e coligação teria material veiculado com excesso de apoiadores e brasão oficial do município – nos uniformes dos guardas municipais. O processo já está volumoso: 126 páginas.

COMPARTILHE: