CASO CRIS
Prevista para a próxima semana a finalização do processo contra a vereadora Cris Lauer na Comissão de Ética da Câmara de Maringá. Ela foi denunciada por “pagar” advogado com um cargo de CC em seu gabinete legislativo.
RELATÓRIO
Todas as partes foram ouvidas e o estágio é de espera pelo parecer do vereador relator Onivaldo Barris. A presidência da Casa receberá e colocará para votação em plenário. Se Cris for cassada não poderá disputar a reeleição no dia 6 de outubro.
“ORELHAS”
Foi interessante ver os anúncios dos candidatos Evandro Oliveira e Silvio Barros, ontem nas “orelhas” da primeira página do JP. É que a propaganda de Evandro diz “Maringá Merece Essa Mudança”! E a de Silvio usa apenas metade da frase com um resultado inesperado: “Maringá Merece”!
“VILINHA”
Desde o início o povo do bairro Santa Felicidade, também conhecido como “Vilinha”, foi e continua submetido a uma espécie de exclusão. O principal preconceito é de área perigosa onde entregadores não se aventuram nos horários noturnos.
ESTUDO
Toda a problemática está no escrito Contribuições à Memória da Periferia Urbana (Museu da Vilinha), resultado de um projeto de extensão orientado pela professora doutora Angela Maria Endlich, do Departamento de Geografia da UEM.
NECESSIDADES
Mesmo sem ler o importante trabalho, uma certeza: os governos municipais precisam atuar na “Vilinha”. Reativar o Centro Esportivo, prover a segurança e necessidades dos moradores que vivem numa espécie de limbo maringaense.
DESENCANTOS
Em véspera de eleição é normal a repercussão politizada de gastos da prefeitura. O eco da hora é o da vultosa licitação de cerca de R$ 5 milhões, primeiro aporte para a decoração da festa natalina de Maringá.
REFLUXO
A alegação da prefeitura é de movimentação econômica no comércio local. No ano passado teria gerado R$ 54 milhões. Negativo para este ano: a festa é a menina dos olhos do vice-prefeito, Edson Scabora, candidato à sucessão de Ulisses Maia.
DETERIORAÇÃO
Maringá não tem sorte com seus terminais de passageiros. A Estação Rodoviária há anos tem plantão de empreiteiras tentando reparar, corrigir problemas inacabáveis. O Terminal Urbano, novo, também já começa a entrar nessa deterioração acelerada.
MÁ QUALIDADE
Passageiros do Terminal reclamam que apesar de todo o calor faltam pontos para hidratação. A escada rolante barulhenta indica que terá problemas, peças que se desprendem do teto e outros defeitos, além de poucos bebedouros enferrujando e com vazamentos.
CLIENTELA PET
Interessante e meritória a iniciativa do vereador Alex Chaves. Nas entradas dos comitês que abriu há bebedouros e potes de ração para cães e gatos que estão nas ruas. Dezenas deles já se acostumaram com essa espécie de Restaurante Popular Pet.
DEBATE
O debate de candidatos a prefeito que a Arquidiocese de Maringá promoverá no próximo dia 30 começará às 20h40. Anteriormente estava previsto para as 20h no Teatro Marista, também sem presença de público.
DECISIVO?
Na reta final para a eleição do dia 6 de outubro, como outros debates não foram realizados, este poderá mudar algumas casas nos percentuais das pesquisas de intenção de votos. O povo quer ver candidatos discutindo propostas e ideias, sem cadeiradas.
CONFIRMADOS
A princípio, segundo a Cúria, estão confirmadas as presenças dos candidatos Evandro Oliveira (PSDB), Humberto Henrique (PT), Pastor José (Mobiliza e Edson Scabora (PSD). A assessoria de Silvio Barros (PP) não se manifestou.
IMPORTÂNCIA
O debate será transmitido pelas redes da arquidiocese, rádio Colmeia FM Maringá (98,7) e TV Evangelizar Maringá, canal 31. Elas têm um alcance de 41 cidades em torno de Maringá. Também na cobertura, dezenas de sites, blogs e perfis em redes sociais.