Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

EXCESSOS

Cidadão interessado pela manutenção da lei eleitoral, deu uma volta pela cidade no domingo e flagrou pelo menos 10 infrações. A grande maioria constituída pela colagem de propaganda eleitoral em postes da Copel, portões, etc.

FLAGRANTE

Ele fotografou e enviou à Justiça também, colada em poste, propaganda de uma candidata à Câmara Municipal. E na mesma foto defronte um conhecido bar da Vila Operária, a própria candidata, sorridente em uma mesa, acompanhada de cabos eleitorais.

CONSEQUÊNCIA

A juíza que recebeu a denúncia foi rápida. Já determinou que a candidata retire a propaganda – prazo de 48 horas – sob risco de receber uma multa e sofrer outras consequências legais. Serve de alerta para outros candidatos.

VOLUME

Nos últimos 12 dias o aplicativo Pardal disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu mais de 14 mil denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral. Média de uma denúncia por minuto.

NOBRES PARES

A maior parte, metade das denúncias, envolve as campanhas para o cargo de vereador. Os maiores excessos são registrados nas cidades de São Paulo (2.900), Minas Gerais (1.670) e Pernambuco (1.630).

CULTO À KOMBI

Ontem foi comemorado o Dia Nacional da Kombi, um veículo de trabalho querido por milhões de brasileiros. Produzida a partir de 2 de setembro de 1957, a história da Kombi se mistura com a indústria automobilística brasileira.

HISTÓRIAS

Não há quem – entre os mais “antigos” – que não tenha algum caso relacionado com esse veículo. No meu caso, lembro que uma Kombi era o transporte coletivo quando cheguei a Maringá.

TRIBUNAL AQUI

O Tribunal de Contas promove amanhã em Maringá uma oficina de instrução. Sua Escola de Gestão Pública explanará e tirará dúvidas de prefeitos, vice, vereadores e funcionalismo, de tudo que se referência à Orçamentação Pública, Lei Orçamentária Anual e Receitas Municipais.

PRÁTICAS

Além da parte técnica apresentada durante o encontro, a Escola promoverá a interação com os participantes como um estímulo à definição de novas diretrizes orçamentárias. Uma troca de experiências e de boas práticas, instrutiva quanto aos procedimentos quando surgir algum problema ou dúvida.

PROBLEMA

Um exemplo de problema: o Tribunal acaba de suspender a contratação de uma empresa para fornecer mão de obra às unidades prisionais do Paraná. A corte suspendeu cautelarmente, por problema de fornecimento de uniformes, um pregão presencial de quase R$ 2 bilhões.

INVASÕES

Há quase dois meses a Federação da Agricultura do Estado do Paraná alerta para evidências da volta de conflitos por terras no Oeste do Paraná. E eles estão ocorrendo nos municípios de Terra Roxa e Guaíra, a maioria invasões por indígenas reivindicando terras ancestrais.

SOLUÇÕES

O Sistema FAEP e os sindicatos rurais locais estão trabalhando na busca de soluções, mas há dificuldades na parte de medidas que competem ao governo federal. Nem mesmo os pedidos de reintegração de posse obtidos por alguns produtores rurais na Justiça foram cumpridos, trazendo ainda mais insegurança jurídica para os milhares de agricultores e pecuaristas. Teme-se por mais violência.

BANCÁRIOS

O presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá e Região, Claudecir de Souza, e o vice Carlos Rodrigues estiveram envolvidos durante dias em São Paulo, nas negociações com a Federação Nacional dos Bancos.

RESULTADO

Após treze rodadas de negociação, os bancários arrancaram acordo com aumentos reais. A proposta prevê a partir deste mês de setembro 4,64% nos salários e benefícios com aumento de 0,7%. E para 2025 o acordo prevê 0,6% de antecipação da PLR e a inclusão de dez novas cláusulas.

COMPARTILHE: