Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

HOMENAGEM

A Câmara Municipal de Maringá presta durante a sessão de hoje sua homenagem ao JORNAL DO POVO. Às 9h30 será entregue aos diretores Deny, Dayani e Danyani o Título de Consagração Pública Municipal. 

RECONHECIMENTO

De autoria da vereadora e professora Ana Lúcia, a honraria representa o reconhecimento à missão que continua sendo desempenhada pelo JP. Fundado pelo saudoso jornalista e advogado Verdelírio Barbosa, ao longo de 33 anos e mais de 10 mil edições, o JP se identifica com Maringá e defende de forma intransigente os interesses dos maringaenses.

COLOMBO

Os 12 quilômetros da Avenida Colombo representam um dos maiores perigos do trânsito de Maringá. O excesso de tráfego pesado regional, pistas que precisam de melhorias e acidentes mortais compõem o imbróglio do qual Dnit e Polícia Rodoviária Federal gostariam de se livrar.

QUEM SABE

A transformação para melhor dessa rodovia que corta Maringá só pode ocorrer se for municipalizada pelo próximo prefeito. Detalhe: será impossível proibir o tráfego de caminhões. Eles abastecem o comércio ao longo da Colombo.

EMPREENDEDORISMO

Maringá sedia hoje parte da Feira de Franquias FranchiseB2B. Será no hotel da PR 317, km 5, de 9 a 20 horas. Oferta uma mescla de marcas e modelos de negócios distribuídos em setores de alimentação, moda, inovações e serviços.

INSOSSA

Sem debates em rádio e TV, restrita a entrevistas e depois divulgação de propaganda feita por agências especializadas, a campanha eleitoral de Maringá está sem graça, sem uso de cérebro, denuncia Evandro Oliveira (PSDB) que participa do pleito.

OUTRAS

Tanto há falta de discussão direta de ideias sobre Maringá, embates que podem mostrar a qualidade de cada candidato a prefeito que muitos maringaenses seguem atentos aos debates realizados em São Paulo. Mas lá na mais importante cidade do país os três principais candidatos também já fugiram da raia.

EXCLUÍDOS

Em Maringá, muitas lamúrias de cabos eleitorais, “kombeiros”, ”rádio-peões” e outros que contavam com o dinheirinho das campanhas políticas a cada dois anos. Os candidatos estão com “escorpião no bolso”.

VERBA ELEITORAL

Sintetizando as queixas desse pessoal, os candidatos estariam embolsando o dinheiro que recebem do Fundo Eleitoral, investindo o mínimo possível e trocando a antiga mão de obra pela internet. Dinheiro só mesmo para alguns, como presidentes de bairros e vereadores.

 BIKE

O furto de uma bicicleta de R$ 50 mil em Maringá indica que ladrões estão se especializando como acontece nas capitais. Ela foi encontrada, porém desmontada e depenada. Pedalar é o esporte que mais cresce no Brasil.

DEFESA

Um grupo de ciclistas protagonizou ocorrência em “barzinho” da Vila Operária. Um cão que ousou urinar em uma das preciosas bikes e foi chutado pelo proprietário “esportista”. Imediatamente uma cliente xingou o agressor e a situação só não desandou porque ele não enfrentou.

TRIBUNAS

Levantamento oficial: o número de candidatos com identidade religiosa aumentou 225% no Brasil ao longo de 24 anos.  Hoje são 7.206 candidatos que pregam religião e política nos templos que dirigem ou participam.

DENOMINAÇÕES

De religiões evangélicas, católicas ou de matriz africana eles usam eleitoralmente as denominações de Pai, Mãe, Pastor, Missionário, Bispo, Apóstolo, Reverendo, Irmão, Padre, Babalaorixá, Ialaorixá, Ministro, Ogum, etc.

EVANGELISTAS

Maringá tem quatro candidatos que se denominam Pastor. No grupo pesquisado os evangélicos são maioria: Pastor (2.856), Irmão (1.777), Pastora (862), Irmã (835) e Missionária (247). Somam 6.557 candidaturas, 91% dos identificados com religiões.

INCÊNDIOS

Em Maringá e outras cidades da região proliferam os incêndios em matas e terrenos baldios, consequência das altas temperaturas, excessos e descuidos.  Em vários fogaréus de terrenos baldios, críticas pesadas à administração municipal. 

COMPARTILHE: