GASTANÇA…
Caminhando para o fim em dezembro, a atual administração continua promovendo obras e ações que cairão no colo do próximo prefeito. Uma delas a licitação de R$ 12 milhões para a contratação de agências de publicidade até 2025, não passou.
SUSPENSÃO
A licitação foi suspensa cautelarmente pelo Tribunal de Contas (TCE-PR). O conselheiro-substituto Cláudio Augusto Kania alega irregularidade por falta do necessário chamamento público para a licitação que visa destinar o valor para duas agências de propaganda.
CONCORRÊNCIA
A irregularidade foi levantada por uma agência concorrente que presta serviços à administração Ulisses Maia desde 2019. Os responsáveis pela licitação têm 15 dias para prestar esclarecimentos ao tribunal.
PREPARAÇÃO
O mesmo TCE ministrará quatro cursos de capacitação para agentes públicos e fornecedores na próxima semana em Maringá. Entre 27 e 29, para orientar, esclarecer e preparar profissionais sobre leis e procedimentos oficiais nas relações das prefeituras com o mercado.
POLÍCIAS
O governador Ratinho Jr enviou na segunda-feira à Assembleia Legislativa o projeto de lei que reestrutura as carreiras policiais. Deputados da área, o delegado Jacovós informa que haverá audiência pública a respeito em outubro e solicitou a retirada para consultar a categoria.
CONJUNTURA
Militar durante 11 anos, ontem o vereador Paulo Biazon manifestou preocupação com o projeto. Denunciou soldos, que coronéis terão aumentos percentualmente superiores aos concedidos aos praças, problemas nas carreiras, etc.
ORIENTAÇÃO
Biazon assinalou que o governador Ratinho está bem intencionado, mas que vem sendo mal orientado por pessoas da área de segurança do Estado. Disse que o Paraná lidera sucessos na educação, trabalho, renda e outros setores, porém os policiais continuam com salários defasados em 40%.
CUBANIZAÇÁO
O IBGE informa que no ano passado o Brasil alcançou a o recorde de 55 milhões de pobres. Comentário em rodinha na Boca Maldita de Maringá: e a maioria dos outros 150 milhões sobrevivem com o auxílio de R$ 406,00 por mês.
TEMOR
Autoridades chegaram a cogitar a paralisação de aulas nas cidades de Francisco Alves e Iporã nos últimos dias. Motivo: várias ameaças de atentados contra alunos e professores.
É DOIDO
O autor das preocupantes ameaças foi identificado e localizado em hospital de Francisco Alves. Ele está internado com esquizofrenia. Já foi detido outras vezes, exibe atestado médico, mas nega ameaças. Ou não se lembra!
ASSASSINATO
Em Esperança Nova – 70 km de Umuarama – ontem pela manhã um motociclista matou com 15 tiros um professor (33 anos) que ministrava Educação Física para um grupo de idosos. O crime ocorreu em um ginásio de esportes e o matador não foi identificado, nem a polícia sabe os motivos.
SEM CONCORRÊNCIA
Em mais de 200 municípios brasileiros, 20 no Paraná, as prefeituras não serão disputadas. Serão entregues a candidatos únicos. Na maioria por falta de adversários à altura, cooptação política e econômica e… às vezes nem vale a pena disputar uma cidade pequena, com prefeitura deficitária, etc.
DAQUI
DO Paraná, algumas dessas cidades e respectivos candidatos com 100% de chance de vitória “eleitoral”: Atalaia, candidato Duda (PSD); Bela Vista do Paraíso, Jacaré (PL); Corumbataí do Sul, Xandão (PSD); Enéas Marques, Lupatini (PL); Floraí, Edna Contin (PSD); Iporã, Robertinho (PSDB); Loanda, Zé Maria (PP).