DADA A LARGADA
O Brasil tem 5.570 municípios; a campanha eleitoral começou ontem em 5.568. Não elegem prefeitos, vices e vereadores a capital federal e o arquipélago de Fernando de Noronha, distrito estadual mais distante, encravado no mar a 545 km de Pernambuco.
MUITA COISA
No total são mais de 450 mil candidatos à eleição municipal. A Justiça Eleitoral enfrenta, até 16 de setembro, a trabalhosa tarefa de analisar a fundo cada uma dessas candidaturas, se é elegível ou se há impedimento.
AÇÔES
Carregarão a Justiça milhares de ações, a maioria de ordem política visando inabilitar candidatos. Pesam e podem inviabilizar candidaturas as condenações em segunda instância da Justiça por crimes ou irregularidades administrativas.
RÁDIO E TV
Até o final do mês os cinco candidatos a prefeito de Maringá estão praticamente trombando em obras públicas inacabadas e em outras áreas problemáticas, gravando programas eleitorais. Alguns são simples, mas outros quase superproduções que virão a público no rádio e TV a partir do dia 30 próximo.
INCLUSÃO
O Tribunal Regional Eleitoral incentiva a participação de pessoas com deficiência como mesárias na eleição. Além da inclusão, auferirão de vantagens: meia-entrada em eventos culturais e esportivos, vale refeição de R$ 60,00, dispensa do serviço pelo dobro dos dias de trabalho prestado à Justiça Eleitoral.
NECESSIDADE
O Governo do Paraná anuncia 728 policiais militares e 85 para melhorar a proteção social em todo o Estado. O governador Ratinho Jr também assinou decretos promovendo 126 PMs, de cabos a subtenentes.
PULOU FORA
Desistiu a única representante feminina na disputa pela prefeitura de Paiçandu. A professora Rosângela Galeo (PP) pulou fora sem explicar os motivos da desistência.
INEXPLICÁVEL
A não ser que um dia ela explique, existem “mil razões” políticas para justificar uma desistência, desde pressão a armações políticas no andar de cima. Ficam os candidatos Tarcísio Marques (PT), Ismael Batista (PSD) e Argeu Benites (União).
VENCEU
O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) julgou parcialmente procedente recurso do ex-secretário de Cultura de Maringá João Victor da Silva Simião. Ele fora multado por denúncia quanto a produção de carros alegóricos para o desfile de aniversário de 2022.
SEM MULTA
A contratação da empresa Laine foi feita via inexigibilidade de procedimento licitatório. O relator Durval Amaral defendeu o afastamento de multa administrativa que havia sido imposta a Simião por conta de uma possível falha.
PF NA ÁREA
Cerca de 40 policiais federais rodaram ontem por Maringá, Paranavaí, Loanda, Colombo e Curitiba para cumprir 9 mandados de busca e apreensão. Em suma: buscavam indícios de autores que talvez possuam elos de ligação com um frigorífico fiscalizado.
TENTATIVAS?
Resumo da ópera que não veio ainda a público: as investigações visam apurar se realmente houveram tentativas contra a vida ou para amedrontar uma auditora federal. Ela está bem, mas sofreu dois inexplicáveis acidentes automobilísticos em curto espaço de menos de dois meses.
SEGURANÇA
Com menos de 15 segundos de rádio e TV para apresentar suas propostas a partir do próximo dia 30, Evandro Oliveira permanece focado principalmente nas necessidades de segurança de Maringá. Polícia nos bairros, tratamento clínico para os viciados que tomaram o centro.
CALOR
Nós paranaenses vamos enfrentar um período de calor intenso a partir de hoje. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê máximas próximas de 30 graus.
RISCO
Serão temperaturas tão altas que há temor da ocorrência de incêndios principalmente nas reservas florestais. O Instituto Água e Terra está emitindo alerta para visitantes. Evitem usar fogo ou jogar bitucas em área de floresta. E a qualquer foco de incêndio, avisem as autoridades.