DESABAFO
Continua a briga de “cachorro grande” entre o deputado federal Felipe Francischini e o senador Sérgio Moro pelo comando do União Brasil em Maringá e cerca de 20 outras cidades. No meio do rolo, até então mudo, amanhã o deputado estadual Rogério do Carmo promete falar com a imprensa.
VAI?
Como a convenção registrou como pré-candidatos apenas os nomes dos 48 inscritos escolhidos pelo União e o Agir para disputar vagas na Câmara local, deixando o espaço do candidato a prefeito em branco, hoje finalmente – espera-se – Do Carmo dirá se o candidato será mesmo ele, ou outro, no caso o Dr. Batista.
EXPLICAÇÃO
O deputado marcou encontro com a imprensa para amanhã, a partir das 14 horas, no auditório do Centro Empresarial de Le Monde, na avenida Carneiro Leão. A princípio está definido que ele irá dizer qual é sua posição atual, e talvez futura, nesse vai-não-vai.
IPPON
Com a pré-candidatura a prefeito disputada entre Do Carmo e Dr. Batista vamos saber finalmente que aplicou e quem sofreu o ippon. Como o tatame é o União Brasil, quem perder terá que manter uma compostura partidariamente olímpica.
LEI VINI JR.
O governador Ratinho Jr. sancionou a lei 22.084/2024, chamada de Vini Jr. Proposta pelo deputado Anibelli Neto (MDB), tem origem nos problemas racistas sofridos pelo futebolista brasileiro na Europa.
ALERTAS
A nova lei exige a divulgação de alertas sobre injúria racial em todos os eventos públicos com mais de 5.000 pessoas. Devem ser exibidos em telões ou sistemas de som na abertura e, quando aplicável, no intervalo dos eventos.
SEDE DE PODER
Na terra do deputado federal Zeca Dirceu (PT), Cruzeiro do Oeste, o União Brasil – do senador Moro – apoia a petista Rosária Nascimento para a prefeitura. A decisão postergada e “brigada” na cidade, foi definida pela direção nacional.
CONTRÁRIOS
Havia um impasse desde o dia 17 de julho, quando a comissão provisória local do União, frontalmente contra esse apoio, perdeu sua vigência. Mesmo assim fez convenção dia 21, mas não valeu.
NOVELA DA CRIS
O enrolado processo que visa cassar o mandato da vereadora Cris Lauer ganha novos capítulos. Decorrência de decisão judicial, ela acaba de indicar à Comissão de Ética suas cinco testemunhas de defesa.
NOMINADOS
Os nomes que irão defender a vereadora: Claudinei Pereira dos Santos, Fúlvio Stadler, Bruno Di Lascio, Homero Marchese e Deltan Dallagnol. Essas testemunhas poderão ser ouvidas de formas presencial ou online.
SEQUÊNCIA
As oitivas serão feitas pela subcomissão de inquérito integrada pelos vereadores Sidnei Telles, Belino Bravin e relator Onivaldo Barris. E o processo na Comissão de Ética, cujo prazo expira em 60 dias, será postergado por igual prazo.
OBRAS PARA 8
Começarão na próxima semana as obras de construção dos gabinetes que serão ocupados pelos 8 novos vereadores de Maringá. A partir do próximo ano o número de nobres pares saltará de 15 para 23.
TEM PRAZO
A ampliação com os novos gabinetes será feita acima do corredor para veículos no fundo da Câmara. A construtora terá que entregar a obra em cinco meses.
24 HORAS
Segundo o presidente Mário Hossokawa, para cumprir o prazo está previsto que os construtores trabalharão ininterruptamente durante 24 horas por dia. Sem excesso de barulho que perturbe a vizinhança.