A Universidade Estadual de Maringá (UEM) comemorou esta semana 10 anos de implantação do Programa Paraná Fala Idiomas (PFI), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Criado em 2014, o programa oferece cursos de idiomas gratuitos às comunidades acadêmicas das sete universidades estaduais do Paraná.
A celebração do aniversário de uma década do PFI ocorreu segunda-feira, no Bloco G34 do câmpus sede, com a presença do professor canadense Carey Nelson, diretor da Escola de Idiomas da Universidade do Quebec em Montreal (UQAM, na sigla em francês para Université du Québec à Montréal), no Canadá.
De acordo com a Seti, o intuito do programa é estimular as Instituições de Ensino Superior (IES) a promoverem ações de internacionalização e ultrapassarem barreiras geográficas por meio do aprendizado de novas línguas. Todos os cursos são gratuitos e exclusivos à comunidade acadêmica da UEM e das outras seis universidades estaduais do Paraná.
Segundo a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho, ações de internacionalização devem ter o apoio da gestão universitária e de toda a comunidade. “Temos potencializado o ensino de idiomas não só por meio do PFI, mas também através do nosso Instituto de Línguas (ILG) e dos departamentos da área de Letras. O aprendizado de idiomas abre portas e realmente muda as vidas dos nossos estudantes, professores e técnicos. Por isso, recebe todo nosso apoio e fomento.”
INSCRIÇÕES
O PFI/UEM tem atualmente inscrições abertas para turmas do Paraná Fala Francês. Interessados podem se inscrever até o dia 31 deste mês, às 17h. Há vagas para três turmas do nível iniciante, além de oportunidades remanescentes para os cursos de nível básico, pré-intermediário e intermediário.
As aulas ocorrem no Bloco H12 do câmpus sede da UEM, bem como as atividades do Paraná Fala Espanhol. O programa teve inscrições abertas até o último sábado para os minicursos “Tópicos de Español para viajes” e “Perfeccionamiento del español para los alumnos de los Niveles Iniciante II, Básico I y Básico II”, ofertados a partir da última terça-feira.
Já as aulas do Paraná Fala Inglês, que tem cursos em andamento, são na sala 01 da Biblioteca Central (BCE).
Da Redação
Foto – Reprodução