Paraná exportador
O Paraná exporta 2.081 produtos diferentes, resíduos de platina, prensas para fabricação de painéis de partículas de madeira e farinhas de peixes, crustáceos ou moluscos. Esses são alguns produtos que passaram a integrar a relação de mercadorias exportadas pelo estado. As exportações paranaenses somaram US$ 25,3 bilhões em 2023, recorde anual do Estado.
Paraná exportador II
O Paraná subiu da 4ª para a 3ª posição no ranking dos estados que exportam a um maior número de territórios. Laos, Síria, Ruanda e Montenegro são exemplos de mercados que receberam produtos paranaenses em 2023, mas que não integravam a lista dos destinos em 2018. No total, os bens produzidos no Paraná desembarcaram em 215 mercados internacionais no ano passado.
Propaganda gratuita
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizará nesta sexta-feira (19), a partir das 14 horas, uma reunião prévia sobre a logística de entrega e os formatos de mídia para propaganda eleitoral gratuita nas Eleições 2024. O encontro será realizado no terraço da Presidência, em Curitiba, com a possibilidade de participação por videoconferência.
Observação Eleitoral
Encerra nesta sexta-feira (19), as inscrições para o credenciamento das Missões de Observação Eleitoral Nacional (MOEs) para as Eleições Municipais 2024. A Missão de Observação Eleitoral Nacional (MOE Nacional) é definida pela Justiça Eleitoral como o procedimento de acompanhamento e de avaliação do pleito, realizado de forma independente por entidades, organizações da sociedade civil ou instituições de ensino superior nacionais que estejam devidamente credenciadas pelo TSE.
Vestibular 2025
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abriu as inscrições para o Vestibular 2025. O processo seletivo será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em fase única. O valor da inscrição é de R$ 181, que pode ser feita até o dia 9 de setembro no portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da universidade.
1º semestre
Primeiro semestre de trabalho na Alep foram marcados pelo repasse financeiro ao governo para obras em diversos municípios, a aprovação de leis relevantes, a consolidação legislativa de códigos voltados a assegurar direitos às mulheres e às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de ações para auxiliar o Rio Grande do Sul, afetado por inundações históricas.
Montante
O Poder Legislativo realizou 73 sessões plenárias no semestre, sendo 66 ordinárias e 7 extraordinárias entre 5 de fevereiro a 15 de julho. Durante os primeiros meses do ano, foram apresentados 491 projetos de lei ordinária; 8 projetos de lei complementar; 6 projetos de decreto legislativo; e 2 propostas de emenda à Constituição Estadual. Os requerimentos legislativos chegaram a 1949.
Nova classe
O Aeroporto Regional do Oeste recebeu a nova classificação – Classe II – da Anac com o aumento do número de passageiros que embarcam e desembarcam em Cascavel. A nova categoria coloca o terminal no mesmo nível dos aeroportos de Londrina e Maringá. “A elevação da classificação do aeroporto é um marco importante para o desenvolvimento regional e consolida todos os investimentos que fizemos. Agora, o próximo desafio será a implantação do aeroporto de cargas”, destaca o prefeito Leonaldo Paranhos (Podemos).
Proibição
Cambé, no norte do Paraná, proibiu o consumo de bebida alcoólica em praças públicas da cidade. A lei seca considera todos os dias da semana, independentemente do horário. Quem for flagrado bebendo nos espaços públicos sugeridos será multado. A prefeitura abre exceção para eventos comemorativos, mediante a autorização.
Universidade da Fronteira
Projeto do deputado Filipe Barros (PL) propôs a criação da Universidade Federal do Iguaçu formada pelos pelos campi paranaenses da Universidade Federal da Fronteira Sul. A UFFS tem outros quatro campi: três no Rio Grande do Sul e um em Santa Catarina, onde está a sede (Chapecó). Criada em 2009, a UFFS tem 25 cursos de graduação, 6,6 mil estudantes matriculados, 766 docentes e 719 técnicos administrativos.
Convenção
A convenção do PT de Curitiba será neste sábado (20) às 9h, na Fetraconspar. O partido vai homologar o apoio ao candidato do PSB à prefeitura, Luciano Ducci. O encontro será três horas antes da convenção da Federação Brasil da Esperança (+ PV e PCdoB) no mesmo local.
Gomyde
O ex-deputado Ricardo Gomyde (MDB) foi nomeado secretário municipal de Relações Internacionais pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) no lugar de Aldo Rebelo, que vai se dedicar à campanha de reeleição de Nunes. A missão de Nunes será a de organizar a Copa do Mundo de Futebol Feminino (2027) e os Jogos Panamericanos (2031) em São Paulo.
Tempo bom
Após uma sequência de 10 dias de chuvas contínuas sobre grande parte do Paraná, o sol apareceu em todas as áreas do estado. As temperaturas começaram a se elevar nesta quarta-feira. Com o predomínio do sol, teremos agora uma sequência de 10 dias de tempo mais seco, sem ocorrência de chuvas na maioria das regiões paranaenses. O destaque fica por conta da amplitude térmica: as temperaturas ficarão baixas no amanhecer.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.