“Seja o seu sim, sim, e o seu não, não. O que passar disso vem do maligno.”
( Mateus 5:37)
CÁLCULOS
Alguns cientistas políticos dizem que se um candidato tiver acima de 40 pontos percentuais nas pesquisas e alcançar uma diferença superior a 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, muito provavelmente este candidato venceria a eleição já no primeiro turno.
PREOCUPAÇÕES
Alguns pré-candidatos a vereadores, que acreditam em suas vitórias nessas eleições, estão preocupados com uma possível debandada com as desistências de pré-candidatos, que já se demonstram desanimados, antes mesmo de começar, de fato, a campanha. Serão os degraus que poderão fazer falta e complicar a situação de muita gente que canta vitória “e já se elegeu” antes dos votos confirmados pelos eleitores na urnas.
CONTA COMIGO
Já participei de algumas campanhas, como coordenador e também candidato”, e é preciso ser racional para não contabilizar os votos de muita gente que dá um tapinha nas costas e diz o famoso bordão “conta comigo”, o que vale mesmo é outra conta: a dos votos nas urnas.
ALIANÇAS
O vice-prefeito de Sarandi, Wlademir Garbuggio, do PSD, que perdeu o apoio do prefeito Valter Volpato, para sua pré-candidatura para a prefeitura, agora passa a procurar novas alianças. O PRD, que tem o empresário Aristides Mossambani como pré-candidato pode passar a ser muito interessante para uma composição de chapa.
TABULEIRO
As peças do tabuleiro político continuam se movimentando. A notícia da ida do PDT, da vereadora Ana Lúcia, para base de apoio à campanha para a prefeitura do vice-prefeito e pré-candidato, Edson Scabora, já gerou o descontentamento de um pessoal, principalmente os com ideologias mais de esquerda, que queria o apoio do PDT para o PT.
IMPRENSA
O apresentador José Luiz Datena, que já ensaiou várias vezes alguma candidatura, dessa vez garantiu que será, realmente, candidato a prefeito de São Paulo, e para isso deverá deixar de apresentar seu programa de televisão até o dia 30 de junho. O mesmo vale para todos os que trabalham em veículos de comunicação e se colocam como pré-candidatos. Aqui em Maringá temos alguns nomes que deverão se afastar da imprensa, inclusive esse colunista que em breve terá que se afastar do Jornal do Povo. Uma pausa, e não um adeus.
PÊSAMES
O final de semana foi triste com a perda dos amigos Augusto Genari e Wilson Machado. Genari era conhecido no cenário político e pelo trabalho que realizou no antigo Banestado, já o Wilson, conhecido Gaúcho, era figura carimbada por manter há anos um carrinho em frente ao Parque do Ingá. Registramos nossos pêsames para as famílias.
GRATIDÃO
O comerciante Emerson Alexandre, do Açougue Central, contou nesse final de semana uma história de auxílio, que deixou lembrança e gratidão, prestada pelo nosso saudoso Verdelírio Barbosa, que além de grande jornalista tinha um coração ainda maior. Agradecemos o compartilhamento dessas memórias que faz jus à frase: “Dessa vida a gente só leva o bem que a gente faz”. Grande e eterno Verde.