Maringá confirmou duas novas mortes por dengue, segundo o boletim epidemiológico da doença divulgado pela Secretaria de Saúde ontem. Trata-se de uma mulher de 85 anos com comorbidade, que faleceu no dia 20 de abril e uma mulher de 87 anos com comorbidade, que faleceu no dia 24 de abril. Com isso, a Cidade totaliza seis óbitos por dengue.
Ainda conforme o documento, o município tem 21.595 casos confirmados da doença, sendo 111 em análise. Em relação a chikungunya, são três casos confirmados e nove em análise. Não existem casos de zika vírus e nem de febre amarela.
MUTIRÃO
O mutirão de combate à dengue de hoje será a partir das 8h na região dos bairros Parque Residencial Cidade Nova, Jardim Imperial I e II, Vila Vardelina, Cidade Universitária, Conjunto Planville, Jardim Brasília, Jardim Petrópolis, Jardim São Jorge e Jardim Tropical.
Os agentes de combate às endemias (ACEs) farão vistorias nas casas e orientarão a comunidade a respeito de medidas de prevenção da doença. A ação integrada contemplará 5.194 imóveis e 8.979 pessoas. No decorrer da próxima semana, a Fiscalização Integrada da Secretaria de Fazenda estará na região dos bairros para notificar imóveis em situação de má conservação para que os proprietários façam a limpeza.
A melhor maneira de prevenir a dengue, chikungunya e zika vírus é evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito transmissor se prolifera. Entre as medidas que devem ser adotadas estão: fazer a limpeza do quintal e o descarte correto de materiais, fechar o saco plástico de lixo e manter a lixeira fechada, lavar a vasilha de água de animais domésticos, retirar a água acumulada de plantas, tratar a água de piscinas com cloro, entre outras atitudes.
Da Redação
Foto – Reprodução