A Campanha Junho Vermelho é uma atitude que tem o intuito de conscientizar a população a respeito da importância das doações de sangue, principalmente neste período do ano em que a quantia de doadores diminui. Neste mês, o Hemocentro de Maringá promove várias iniciativas de conscientização da importância da doação, como palestras, coletas externas e visitas guiadas.
Para este mês estão programadas duas coletas com o ônibus do Hemocentro, a primeira será na próxima sexta-feira (7) no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a segunda no dia 27 no posto G10. A equipe da instituição também vai fazer duas palestras, uma no Serviço de Obras Sociais e a outra no Colégio Vila Militar. Além disso, a turma do curso técnico em enfermagem do Colégio Estadual Santa Maria Goretti e os alunos do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal estarão no Hemocentro para uma visita guiada.
No dia 14 de junho, que é comemorado o Dia Mundial da Doação de Sangue e tradicionalmente é um dia de grande movimento no Hemocentro, os alunos e professores do Colégio Adventista de Maringá realizarão a entregarão cartões de agradecimento aos doadores.
“Neste mês de comemoração busca-se aumentar a promoção e conscientização sobre o tema e assim motivar a população para este ato de solidariedade. Ainda, este é um momento particular para agradecer todos aqueles que são doadores ou que promovem a doação de sangue”, diz o diretor Gerson Zanusso Junior.
DOAÇÃO
Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 69 anos completos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos), estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado, além de apresentar um documento original com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.
O Hemocentro fica na avenida Mandacaru, 1.600, ao lado do Hospital Universitário. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 18h30 e aos sábados das 7h30 às 12h30. É possível ainda agendar horários para fazer a doação ou (44) 3011-9151 (WhatsApp).
Da Redação
Foto – Reprodução