“O presidente que nomeia ministros mais inteligentes do que ele, é mais inteligente do que eles.” (Millôr Fernandes)
REDUÇÃO
Os pré-candidatos a prefeito, quase todos, têm dito em suas entrevistas que pretendem reduzir o número de secretarias municipais, caso de vença a eleição. Hoje, a prefeitura tem 34 secretarias municipais e, não seria difícil reduzir algumas pastas e cargos comissionados.
CINCO
Segundo algumas pessoas entendidas da política local neste ano teremos apenas 5 nomes, que irão até o final, como candidatos a prefeito disputando as eleições. Se for isso mesmo, será a campanha com menor número de candidatos dos últimos tempos.
COMPOSIÇÃO
O deputado estadual delegado Jacovós, que vinha se colocando como pré-candidato a prefeito, já tem dito que o seu partido, o PL, tem fortíssimos nomes para uma possível composição numa chapa como vice-prefeito de algum outro partido. Os comentários são de que Jacovós não está com disposição para a campanha e que deverá lançar um bom ou uma boa pré-candidata a vice-prefeita.
DESANIMANDO
Pesquisas “internas” feitas por alguns partidos têm desanimado alguns pré-candidatos a prefeito. Esse pode ser um dos motivos para que o número de pré-candidatos vai diminuir.
LED
A prefeitura de Sarandi, sem terceirização, já está realizando a troca da iluminação da cidade para lâmpadas de LED. Aqui em Maringá, a empresa terceirizada contratada para fazer esse mesmo serviço deverá começar a troca da iluminação no próximo mês.
MANTENDO
No mês de abril foram registradas quase 36 mil multas de trânsito na cidade, mantendo uma média de aproximadamente 1.200 infrações lançadas todos os dias. Já está comum o motorista receber uma cartinha pelo correio e esperar outras nos próximos meses. Não dá nem tempo de regularizar uma multa e já chega outra, disse um amigo que recebeu três cartinhas da prefeitura.
GASTOS 1
O Observatório Social de Maringá divulgou um levantamento mostrando que a prefeitura gastou aproximadamente R$ 1,3 milhão nas festividades de aniversário da cidade.
GASTOS 2
O Observatório Social de Maringá está solicitando informações à prefeitura sobre o pagamento de 100 mil reais em um estande para participação de um evento que acontecerá em Foz do Iguaçu. Além do custo do estande, o município também pagará as despesas com os servidores que irão participar do evento.
PRÊMIO
Nossa cidade foi premiada, durante evento em São Paulo, com o melhor saneamento do Brasil por alcançar metas de universalização. A premiação do Instituto Trata Brasil reconheceu protagonismo e investimentos da cidade para melhoria dos serviços de saneamento. De fato, Maringá é referência nessa área.
AUDIÊNCIA
A prefeitura vai realizar audiência pública para ouvir a população e apresentar as revisões das leis complementares à Lei do Plano Diretor sobre uso e ocupação de solo e do sistema viário. O encontro será em 19 de junho, às 19h, na Câmara, e abordará assuntos de interesse para a comunidade.