Início Colunistas Coluna ADI

Coluna ADI

Centro Cívico de Curitiba onde estão os edifícios do Tribunais de Justiça, Tribunal de Contas, Palácio Iguaçu, Palácio das Araucarias, Assembléia Legislativa, Museu Oscar Niemeyer e a Praça Nossa Senhora de Salette.

Parceiro da Escola
O Governo do Paraná encaminhou para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que pretende passar para a iniciativa privada, a partir de 2025, a gestão administrativa e de infraestrutura de 200 colégios estaduais. A proposta vai tramitar em regime de urgência. O governo se baseou em experiências realizadas no Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, além de países como Canadá, Coreia do Sul, Inglaterra e Espanha.

Parceiro da Escola II
O projeto-piloto do programa Parceiro da Escola, implementado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) em 2023, tem índice de aprovação acima de 90%. Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, nas entidades que receberam o projeto como piloto, os índices de matrículas, frequência e desempenho escolar dos estudantes apresentaram melhoras significativas entre 2023 e 2024. Também houve matrícula de 100% no Enem.

Saneamento em dia
Maringá recebeu o prêmio Cases de Sucesso, do Instituto Trata Brasil, considerada a cidade com o melhor serviço de saneamento do País. A cidade tem 100% da população abastecida com água tratada e praticamente 100% com serviço de coleta e tratamento de esgoto. Um dos fatores que contribuíram para Maringá está em primeiro lugar no ranking é a redução de perdas de água na distribuição.

Bem ranqueadas
Conforme o Trata Brasil, o Paraná tem outras quatro cidades entre as mais bem ranqueadas do País, todas atendidas pela Sanepar: Cascavel em 9º, Ponta Grossa em 10º, Foz do Iguaçu em 13º e Londrina em 14º. São José dos Pinhais em 21º e Curitiba em 22º também estão na lista das 50 cidades brasileiras com melhores indicadores na área.

Itinerante
A Assembleia Legislativa Itinerante chega a Pato Branco, no sudoeste, no dia 6 de junho. O programa leva o trabalho do legislativo para os grandes eventos populares do Paraná. O objetivo é aproximar cada vez mais os parlamentares da população, recebendo propostas, iniciativas, sugestões e demandas de todas as regiões.

Moeda sul-americana
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, disse que o Brasil negocia deixar de usar o dólar como moeda na comercialização da energia da usina hidrelétrica de Itaipu junto ao Paraguai. Hoje, a energia de Itaipu custa US$ 17,66 por quilowatt ao mês (kW-mês). Em maio do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs aos países sul-americanos a criação de uma moeda comum que sirva de referência para o comércio.

Dia do Desafio
Nesta quarta-feira (29) será realizada a 30ª edição do Dia do Desafio, campanha de combate ao sedentarismo, realizada no estado pelo Sesc PR em parceria com as prefeituras municipais, empresários do comércio e sindicatos patronais filiados à Fecomércio PR. A campanha faz um convite à população para se movimentar neste dia, por pelo menos 15 minutos, e registrar a sua participação no site www.sescpr.com.br.

Lançamento
Deputado lança o livro e sua trajetória na política. O livro “Ney Leprevost – política é para quem gosta de gente”, é a primeira obra referente a Ney Leprevost, um dos nomes mais importantes e atuantes da política paranaense. Escrito pelos jornalistas Sandoval Matheus e Sandro Moser a partir de pesquisas historiográficas e depoimentos do próprio Ney, familiares e amigos, a obra combina memórias afetivas com um inventário das ideias, das ações e da trajetória profissional e política do deputado.

Feirão do Imposto
A Faciap e parceiros realizaram no sábado o “Dia D” do Feirão do Imposto, um movimento nacional que ocorre há 22 anos em centenas de cidades brasileiras. Neste ano, a campanha tem como tema “Dígitos que Sufocam: uma carga tributária de tirar o fôlego”. A venda de produtos sem impostos no dia D ocorreu nas empresas que participam da ação, muitos de forma voluntária, a fim de gerar a conscientização a partir do impacto econômico.

Vacinação
O Senado aprovou o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas. O texto que seguiu para sanção presidencial determina que a cada ano, depois do início da campanha de vacinação contra a gripe, as equipes de saúde locais irão às escolas públicas para vacinar as crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, oferecendo as vacinas estipuladas para cada idade.

Datas eleitorais
O TSE alerta os partidos para as datas eleitorais de junho. O dia 3 é a data-limite para os partidos políticos comunicarem a renúncia ao fundo eleitoral. No dia 5, a Justiça Eleitoral disponibiliza a relação de todos os devedores de multa eleitoral, a qual embasará a expedição das certidões de quitação. Até o dia 17, o TSE estará divulgando o montante de recursos disponíveis no fundão. E em 30 de junho é a data a partir da qual é proibido às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidatos.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

COMPARTILHE: