Início Notícias Gerais Assembleia Itinerante na Expoingá

Assembleia Itinerante na Expoingá

A Assembleia Itinerante, projeto da Mesa Executiva do Poder Legislativo criado para ouvir as demandas da sociedade nas principais cidades do Paraná começa na próxima quinta-feira (9). A atitude se instala em Maringá em novo formato: ao invés de uma sessão especial para receber as reivindicações da população, a interiorização da Assembleia ocorrerá ao longo de todo o período da Expoingá, entre 9 e 19 de maio, no Parque Internacional de Exposições.

No espaço, deputados estaduais poderão atender representantes de entidades classe e de membros da sociedade civil organizada. Além disso, a população também poderá receber informações sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo, fazendo propostas e sugerindo iniciativas para os parlamentares. No decorrer da agenda de trabalho serão distribuídos informativos acerca das atividades legislativas. É o segundo ano em que a Assembleia Itinerante participa da Expoingá.

O projeto terminou o ano passado com mais de 3 mil sugestões e reivindicações recebidas de vários setores da sociedade. Implantada pela atual gestão do parlamento, em 2023 a iniciativa ocorreu em Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas, Umuarama, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba e Londrina. O intuito é aproximar os parlamentares da sociedade.
Como já virou tradição na programação da Assembleia Itinerante, personalidades de destaque na sociedade da cidade recebem diplomas de menção honrosa da Assembleia Legislativa. Além da presença dos deputados estaduais, também participam prefeitos, vereadores, lideranças políticas dos municípios da região e de representantes da sociedade civil.

JUBILEU

A Expoingá 2024 comemora o jubileu de ouro, um ano para celebrar as conquistas históricas. Com mais de mil expositores, o evento terá 11 dias de programação, com as novidades mais recentes dos segmentos do agronegócio, indústria, comércio, serviços, gastronomia e entretenimento. Serão três dias de portões abertos com entrada gratuita para os visitantes.

Consolidada como uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias de categoria mista do País, a 50ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá tem como tema “O Elo entre Tradição e Inovação” e o objetivo é fomentar o setor do agronegócio, valorizar e apresentar o potencial de toda a cadeia produtiva do segmento, que representa mais de 25% do PIB brasileiro, gera mais de 20% dos empregos e é responsável por 48% das exportações.

A expectativa é ter uma feira com números promissores, mesmo com a quebra na produção de grãos, ocorrida este ano, devido as condições climáticas, segundo a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo. “O segmento do agronegócio conta com a garra e determinação dos produtores rurais, que se mantém firmes no propósito de evoluir cada vez mais e produzir com eficiência. E o estado do Paraná, com o apoio de políticas públicas governamentais, das entidades e cooperativas, se profissionaliza e leva até o consumidor final sempre o que há de melhor”, afirmou.

A projeção é que os negócios gerados e prospectados na feira se aproximem do R$ 1 bilhão registrado no ano passado e o número de visitantes fique acima de 500 mil pessoas.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: