Início Maringá TCE-PR debate a fiscalização de obras com professores da UEM

TCE-PR debate a fiscalização de obras com professores da UEM

Duas reuniões virtuais de capacitação de professores das universidades estaduais de Londrina e Maringá marcaram nesta semana mais uma fase do Projeto Ver a Cidade, que vai inserir alunos de engenharia no processo de fiscalização de obras públicas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), com a participação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR).


Na última quarta-feira o encontro foi com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). No dia seguinte foi a vez da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Nas duas reuniões os professores que vão atuar na supervisão do projeto receberam informações de engenheiros auditores da Coordenadoria de Obras Públicas do TCE-PR.

A auditora de controle externo Maria José Herkenhoff Carvalho, supervisora do projeto explica que “esta é uma oportunidade para alunos saírem da faculdade entendendo como é o funcionamento de todo o processo de uma obra pública, além de representar um despertar da cidadania, um dos eixos de atuação do Tribunal de Contas.”

VISITAS

De acordo com o engenheiro Luiz Henrique de Barbosa Jorge, auditor de controle externo da COP e coordenador do Ver a Cidade, nestas primeiras reuniões foram apresentados os materiais de trabalho, discutido o formato da fiscalização, solicitados documentos, debatidas questões acerca das visitas e acesso ao sistema de obras públicas cadastradas no Tribunal, esclarecendo as dúvidas sobre a atividade. “O próximo passo será a reunião de capacitação com os alunos das universidades, que precederá o início do trabalho em campo, depois da participação em curso sobre Controle Social, ministrado pela Escola de Gestão Pública do Tribunal”, diz.

A previsão é que a partir do mês de junho as equipes universitárias comecem a visitar as obras, assim como avaliar as informações que são prestadas pelos gestores sobre elas.

A atitude é uma parceria entre o TCE-PR, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), via universidades estaduais e o Crea-PR. O projeto busca incentivar os alunos de engenharia de universidades públicas estaduais a auxiliarem o TCE-PR na fiscalização de obras paralisadas nas cidades paranaenses, expandindo a participação da comunidade no controle social.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: